Psocologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia
Neoropsicologia.
A importância das Neurociências na formação do psicólogo.

Manaus, AM

Neoropsicologia.
A importância das Neurociências na formação do psicólogo.

Trabalho destinado ao professor: Rockson, como critério de avaliação do decorrente período do curso de Psicologia.
Nome: Hugo J. Matos Barroso, 2º período de Psicologia, Turno-Noturno.

Manaus-AM

Estetrabalho procura problematizar os rumos que a Psicologia está tomando na atualidade em relação aos avanços técnico-científicos e sua ligação estreita com as Neurociências. Enfatizando onde e como o profissional em psicologia pode utilizar seus conhecimentos em neurociências.
Aborda temas com a debate como a relação mente e cérebro,Trabalharemos através do enfoque genealógico para discutir a crise dosujeito transcendental e a emergência da categoria cérebro como possibilidade ao mesmo tempo empírica e metafísica de retirá-lo dessa situação. Discutiremos também como as práticas das Neurociências oferecem as condições de possibilidade para que o sujeito cerebral produza verdades sobre a „alma humana‟. Demarcaremos os rumos da Psicologia na relação
com as Neurociências, no que tange aoaperfeiçoamento das técnicas de mapeamento da nossa pisque.

A importância de neurociência para a psicologia:

Os seres humanos são objetos de estudo faz muito tempo, cientistas da biologia estudam como as doenças se dão, como as manifestações biológicas do nosso organismo acontecem. Já outras áreas, como a psicologia, estudam o comportamento, os processos mentais, até mesmo os “sentimentos”. Apsicologia, por exemplo, é definida como a ciência que estuda o comportamento humano, os processos mentais, e por muito tempo houve uma dicotomia entre cérebro e mente, entre psicologia e biologia.
A fronteira entre essas áreas começou a ser quebrada quando cientistas começaram a perceber que o nosso organismo, nossas interações biológicas interferem no comportamento e nos processos mentais. Nopresente texto iremos discorrer sobre a importância da neurociência para a psicologia, a partir do livro “O cérebro nosso de cada dia”, por Suzana Herculano.
O encéfalo é um órgão que intriga os humanos há muito e muito tempo, há cerca de sete mil anos já se usava da trepanação para livrar o crânio dos maus espíritos e dores do tipo da enxaqueca por exemplo. Na Grécia antiga os gregos já entendiam oencéfalo como o órgão das sensações e do conceito de inteligência da época. A partir de então várias teorias são criadas e várias hipóteses são comprovadas a respeito do encéfalo. Então estudiosos interessados em estudar esta área “formaram” a neurociência, objetivando estudar o sistema nervoso. Hoje já se fala de várias neurociências, moleculares, celulares, sistemas, comportamentais e cognitivas.O livro que aqui iremos abordar aponta pesquisas sobre o cérebro relacionadas com o cotidiano, à “neurociência no cotidiano”. Herculano explica alguns princípios a partir de exemplos do nosso dia a dia. O livro é dividido em 47 artigos lançado na sua própria revista eletrônica, neste trabalho será evidenciado apenas alguns dos artigos, porém todos os artigos são de grande valia porque trazem umapanhado interessante sobre o cotidiano e o funcionamento do sistema nervoso.
No artigo “O cérebro, sugestionado, produz seu próprio remédio, numa versão agradável do efeito placebo”, a autora relata um estudo italiano que descobriu que o cérebro é capaz de produzir sua própria morfina que age sobre a representação mental de áreas do corpo que acreditamos que vai sentir dor, ou seja, bastaacreditar que não vai doer para que não doa, isso se dá pela antecipação de um efeito analgésico levando o cérebro a produzir um opióide semelhante a morfina. Isso nos remete, a nossa cultura, que está cada vez mais voltada para a farmacologia, para tentar livrar o ser humano de qualquer dor, sofrimento e angustia. Quase não se pensa que o nosso organismo tem ferramentas fortíssimas para equilibrar...
tracking img