Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC
FACULDADE REGIONAL DE CIÊNCIAS EXTAS E SOCIAIS DE BARBACENA
CAMPUS MAGNUS
PSICOLOGIA – 1° PERÍODO
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PROFESSOR ALESSANDROPEREIRA DOS SANTOS



BRUNA SAMILA MATOS NASCIMENTO
DANIELA DE FÁTIMA LEANDRO
ISABELA CAMPOS DIAS
KELLY MILENE MIRANDA
VALDIR DANTAS CAJÉ JÚNIOR






ÁREA DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA:PSICOLOGIA JURÍDICA











BARBACENA
2011


















[pic]








“Quando o pior não é escutado, ele é atuado.”












RESUMOPsicologia e Direito, mesmo constituindo-se disciplinas distintas, possuem como ponto de intersecção o interesse pelo comportamento humano. Ambas procuram compreender, predizer e controlar a condutahumana, influenciando-se mutuamente enquanto ciências aplicadas. Faz-se necessário uma interrelação entre o Direito e a Psicologia surgindo a Psicologia Jurídica onde as atuações do profissional serãono caso de adoções, violência doméstica, novas maneiras de atuar em instituições penitenciarias, entre outros.

PALAVRAS-CHAVES: Psicologia, Direito, Psicologia Jurídica.INTRODUÇÃO




A Psicologia Jurídica surgiu como área de atuação psicológica a serviço das decisões da justiça,principalmente através da elaboração de laudos periciais. Neste contexto, era marcada pela realização de diagnóstico solicitado por juízes, com a utilização de testes psicológicos.
Com o avanço dapsicologia a serviço da saúde mental e de maior expressão da subjetividade, a prática da psicologia jurídica vem sendo atrelada aos processos jurídicos, junto dos Juizados de menores, às Varas Cíveis eCriminais e Penitenciárias.
Além de uma prática profissional a serviço das instituições jurídicas, os psicólogos buscam uma atuação também a serviço da cidadania, acreditando na possibilidade de...
tracking img