Ceramicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CERÂMICOS
O emprego dos produtos cerâmicos, obtidos por cozimento de argilas, primeiro ao sol e depois em fornos, iniciou-se naqueles lugares onde escasseava a pedra e eram abundantes os materiais argilosos.
A própria Bíblia registra o uso de tijolos na construção de Torre de Babel. No livro de Gêneses 11. 2-4, lê-se:
“E disseram uns aos outros ‘Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo’,serviram-se de tijolos em vez de pedras e de betume em lugar de argamassa. Depois disseram ‘Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus’”.
A Arqueologia está em grande parte fundada no estudo dos fragmentos de vasilhas cerâmicas. A argila cozida é muito frágil e rompe-se em muitos pedaços; estes, porém, tem um duração extraordinária.
Por ser um material barato, pois amatéria prima é abundante, os produtos cerâmicos tornaram-se logo algo essencial na história da humanidade. Na Caldéia foi muito utilizado o tijolo cozido. O mesmo aconteceu com os assírios, que, com tijolos, construíram os palácios de Khorsabad e Sargão. É famosa a grande biblioteca de tabuinhas de barro, de Nínive.
Enquanto os assírios e caldeus tinham técnica apurada e entre eles o tijolo erausado para obras monumentais, na Pérsia servia ele principalmente para casas populares, se bem que tinham sido encontrados tijolos esmaltados, de frisos provenientes de Susa.
No Egito a pedra sobrepujou o tijolo, mas mesmo assim, os operários da construção das pirâmides moravam em casas de tijolos. Também a Bíblia cita no Êxodo 19.13 e 14, a respeito da construção, pelos hebreus, das cidades dePitom e Ramsés.
Se egípcios e gregos pouco usaram o tijolo, e assim mesmo como material secundário, o mesmo não se pode dizer dos romanos. No seu domínio sobre o mundo, os romanos levaram seus conhecimentos cerâmicos a todas as partes, se bem que as alvenarias de tijolo eram muitas vezes recobertas e escondidas por gesso ou pedra.
Coube, porém, aos árabes revalorizar extraordinariamente estematerial, a ponto de seu uso caracterizar a arquitetura maometana. Principalmente na Espanha, ficaram exemplos notáveis de aplicação de tijolos pelos árabes.
O grande incêndio de Londres em 1666, que destruiu grande número de casas de madeira, alertou os ingleses para a reconstrução da cidade usando tijolos.
Com o aparecimento das estruturas metálicas e do concreto armado, o tijolo foi relegado dasua função estrutural para a utilização como elemento de vedação. Visando a redução do peso próprio e a melhoria da qualidade de isolamento térmico, desevolveu-se o uso de tijolo furado.
Cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não-metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. Os materiais cerâmicos são fabricados a partir de matérias-primasclassificadas em naturais e sintéticas. As naturais mais utilizadas industrialmente são: argila, caulim, quartzo, feldspato, filito, talco, calcita, dolomita, magnesita, cromita, bauxito, grafita e zirconita. As sintéticas, incluem entre outras alumina (óxido de alumínio) sob diferentes formas (calcinada, eletrofundida e tabula); carbeto de silício e produtos químicos inorgânicos os mais diversos.Dependendo do produto a ser obtido e das propriedades desejadas, a ou as matérias-primas são selecionadas e submetidas a uma série de operações, sendo que, pelo menos em uma delas, ocorre tratamento térmico em temperaturas elevadas. Nesta operação podem ocorrer uma série de alterações nas características das matérias-primas, principalmente nas naturais, como: perda de massa, composição química, estruturacristalina e surgimento de novas fases cristalinas e formação de fase vítrea. Portanto, em função do tratamento térmico e das características das diferentes matérias-primas são obtidos produtos para as mais diversas aplicações.
As principais etapas do processamento dos materiais cerâmicos incluem de uma forma geral a preparação das matérias-primas e da massa, a conformação, o processamento...
tracking img