Ceramicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Campus Itabira

Experimento 1
IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CERAMICOS ACABADOS

Diego Bueno
Marlon Nunes
Nivaldo Assis
Thais Oliveira

Professor Eduardo Quinteiro

ITABIRA
2011
INTRODUÇÃO

Materiais cerâmicos são materiais constituídos de elementos metálicos e elementos não metálicos, ligados por ligações de caráter misto,iônico-covalente. Esse tipo de material apresenta alto ponto de fusão, são geralmente isolantes elétricos, embora possam existir materiais cerâmicos semicondutoras, condutores e até mesmo supercondutores (estes dois últimos, em faixas específicas de temperatura). Os cerâmicos são comumente estáveis sob condições ambientais severas, são também geralmente duros e frágeis.[1]

Os principais materiaiscerâmicos são:

– Materiais Cerâmicos Tradicionais : cerâmicas estruturais, louças,
refratários (provenientes de matérias primas argilosas).
– Vidros e Vitro-Cerâmicas.
– Abrasivos.
– Cimentos.
– Cerâmicas “Avançadas” : aplicações eletro-eletrônicas, térmicas, mecânicas, ópticas, químicas, bio-médicas.

Após a queima a estrutura de um material cerâmico apresenta-se inteira ou parcialmentecristalizada. Isto é, os átomos de sua estrutura ficam arranjados de forma simétrica e repetida de tal modo que parecem pequenos cristais, uns juntos dos outros.

Esta característica estrutural, ou seja, a cristalização confere ao material cerâmico, propriedades físicas como, entre outras, resistência ao ataque de produtos químicos, resistência à tração e a compressão e, dureza.

AbsorçãoD’Água (AA)

Um corpo qualquer que apresenta poros abertos em sua estrutura, consequentemente, quando em contato com água tende absorvê-la. O volume absorvido, desde que haja tempo suficiente, é praticamente igual ao volume de poros abertos do corpo. A quantidade elevada desses poros compromete a qualidade do produto cerâmico, indicando, por exemplo, que o corpo cerâmico não sofreu uma queima ideal.Portanto a boa sinterização é indicada pela quantidade mínima de poros (SENAI-PI, 2006).
Para CHIH-HUANG WENG et al., (2003), a absorção de água é um fator chave no efeito da durabilidade do produto cerâmico estrutural. A menor infiltração de água, determina a maior durabilidade e resistência ao ambiente natural ao qual o material é exposto. Assim, a estrutura do material cerâmico precisa ter umasuperfície capaz de evitar a entrada de água.
E esse índice é obtido através da equação 1

[pic] ( Equação 1)

Onde;

• = Peso úmido

• = Peso seco

OBJETIVOS

O experimento teve como objetivo identificar e classificar produtos cerâmicos comerciais quanto a características, tais como; processo de conformação, aplicação, cor de queima, tipo de fratura, textura, acabamentosuperficial e absorção de água.
Além de classificar as placas cerâmicas de revestimento segundo as normas da NBR 13818/1997, relatando comparativamente as limitações específicas de cada produto.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Neste experimento foi observado o que ocorreu com o peso de 11 tipos diferentes de amostras de materiais cerâmicos, quando colocados em queima e submersos em água. Observando oque cada característica especifica contribuiu na alteração do peso de cada amostra.

O experimento foi realizado em três etapas. Na primeira etapa foi separado de 3 a 6 amostras por fratura de cada tipo de material cerâmico que foram classificados (tabela 1) em uma segunda etapa foi submetido a queima, as amostras foram colocadas em um estufa a 100° por 24 horas e seu peso depois foi aferidoem uma balança de precisão e podem ser encontrados na tabela 2. Já na terceira parte do experimento as amostras foram submersas em água por durante 168 horas (uma semana) e depois os pesos úmidos foram aferidos na mesma balança de precisão e foram anotados (Tabela 2).

Durante todo o experimento foi tomado o cuidado de observar se as características visíveis das amostras foram alteradas...
tracking img