Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA:

TEMA: Bullying nas Escolas: Propostas de Solução do Problema.

DEFINIÇÃO DO TEMA:
Bullying nas Escolas: Proposta de Solução do Problema.
PROBLEMA:
O problema do Bullying nas escolas tem suas raízes na cultura? A solução para o problema deve partir dessa desse raciocínio ou trata-se de um fenômeno inerente à natureza humana.
OBJETIVO GERAL
O presente trabalho tem porobjetivo, avaliar de forma crítica a solução do problema do Bullying nas escolas apresentada pelas autoras Marie Nathalie Beaudoin e Maureen Taylor na Obra: “Bullying e Desrespeito: como acabar com essa cultura na escola”. A suposição de que o problema está radicado na cultura pode apresentar-se insuficiente se levarmos em conta alguns aspectos biológicos do ser humano o que nos leva a pensar em umproblema multicausal, portanto, reclamaria pra si uma análise mais pormenorizada e intervenções igualmente variadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Esclarecer as implicações a cerca do fenômeno: Bullying;
2- Apresentar a proposta de solução autoras Marie Nathalie Beaudoin e Maureen Taylor na Obra: “Bullying e Desrespeito: como acabar com essa cultura na escola”.
3- Avaliar o problema sobre o ponto devista naturalista;
4- Apresentar os resultados do embate.

1- INTRDUÇÃO
Em primeira ordem é fundamental que tenhamos uma compreensão aceitável a cerca do fenômeno em questão: O Bullying nas escolas. Na dinâmica escolar, percebe-se que agressividade/Bullying na literatura, refere-se aos comportamentos agressivos de intimidação que os estudantes vivenciam no período da escolarização. O Bullyingno ambiente das escolas brasileiras tem sido reconhecido de forma generalizada e bastante recente como um tipo de violência física e /ou psicológica cuja característica peculiar é a recorrência das ações, expressa na assimetria de poder entre um suposto agressor ou agressores e uma suposta vítima ou vítimas.
Na obra intitulada: “Bullying e Desrespeito – Como acabar com essa cultura na escola”, asautoras Marie Nathalie Beaudoin e Maureen Taylor não se limitam a procurar um culpado, ou seja, as causas ou causadores do problema que, por sua vez são radicados na cultura, visam propor intervenção direta e objetiva - “uma abordagem de promoção e escolhas, possibilidades e preferências em detrimento do desrespeito e do bullyng”p.01.

2- A PROPOSTA DE MARIE e MAUREEN
2.1- O desdobramento doProblema
A Primeira parte busca sustentar a hipótese de que o problema em questão – Bullying – está intimamente ligado a bloqueios causados pelo tipo de cultura a qual o indivíduo está inserido. Para tal as autoras elencam algumas posturas adotadas pelos indivíduos na solução de seus problemas que muitas vezes são determinadas pelo ambiente social em que foram criados. Assim, o jovem que poderiaexpressar seus sentimentos em relação ao outro de maneira amistosa, não o faz ou responde agressivamente tendo em vista que seria rotulado como “afeminado”.

Bloqueio (Atitudes Pacíficas)
Situação Cultura Patriarcal (Homem não leva desaforo pra casa)
Bloqueio (Atitudes Compreensivas)

2.2- Haveria um incentivo involuntário ao problema do desrespeito?
A segunda parte daobra se mostra como um convite à reflexão da postura escolar em relação ao problema e a esse respeito são trazidos para o palco de discussões quatro elementos fundamentais:
COMPETIÇÃO: Estimula a produção, mas provoca conflitos;
REGRAS: Em geral verticalizadas e, portanto, não legitimadas;
A CONQUISTA: Maior destaque ao quantitativo;
AVALIAÇÃO: Frustração ao ter o seu conhecimento reduzido anúmero de baixo valor.
2.3- Elucidando suposições
Essa parte é composta por sugestões de interpretação de situações cotidianas no ambiente escolar, trazendo alguns pontos de intervenção direta na lida com esses problemas. Assim são apontados cinco pontos, ou cursos de ações, com suas respectivas alternativas:
Suposições:
1. Os indivíduos são responsáveis e provocam os problemas;
2....
tracking img