Centro cirurgico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Centro Cirúrgico



Introdução

O centro cirúrgico (CC) é o setor no qual são realizados intervenções cirúrgicas, com uma infraestrutura complexa, planejada e equipamentos de tecnologia avançada com seguimentos de requisitos para a pratica de cirurgia.
O CC visa a atender uma resolução de intercorrências cirúrgicas, mas, para tal, é necessário atender a três pontos básicos: aexperiência do cirurgião, a qualidade da equipe cirúrgica, da enfermagem, do anestesista etc. E a estruturação da sala cirúrgica.




















Localização do Centro Cirúrgico
A unidade de centro cirúrgico deve ocupar uma área independente da circulação geral, livre de transito de pessoas e materiais estranhos ao serviço e com o mínimo de ruídopossível, possibilitando o acesso livre e fácil de pacientes vindo das unidades de internação, pronto socorro e UTI.
Estrutura Física
São considerados essenciais os elementos descritos a seguir
Vestiários masculinos e femininos
Devem estar localizados na entrada do centro cirúrgico, de modo que os profissionais e outras pessoas que venham da área de circulação externa tenham acesso apenas aosetor após a troca de roupa. O vestiário deve conter também armários para guarda pertences dos usuários e sanitários anexos com lavabos e chuveiro.
Sala Administrativa
É o local destinado ao controle administrativo da unidade, concentrando a chefia de enfermagem e a secretaria.
Sala de enfermagem - secretaria
É o local em que se tem controle da unidade e onde são elaboradas as escalascirurgicas, onde se encontram a administração e a chefia de enfermagem.
Área de recepção do paciente
É a área reservada para recepcionar e transferir pacientes da maca até a mesa cirúrgica.
Sala de espera
É a área destinada aos familiares ou acompanhantes do paciente, enquanto aguardam o término da cirurgia e alta da sala de recuperação pós-anestésica (SRPA). Esse ambiente deve serprovido de poltronas e sanitário.

Área de escovação ou lavabos
Prevê-se um lavabo com duas torneiras para cada duas salas de cirurgia. As torneiras devem ser munidas de características especiais, que tornem possíveis abri-las e fecha-las sem contato manual. Os tanques devem ser instalados em uma altura de mais ou menos 90 cm, para favorecer a mecânica corporal no ato da escovação. O local devedispor de escovas e solução antisséptica.
Sala de cirúrgica
É a área destinada a realização de intervenções cirúrgicas. Preconizam-se duas salas para cada 50 leitos não especificados ou para casa 15 leitos cirúrgicos. Para facilitar o funcionamento, devem ser respeitados os requisitos a segui:
Área física
O tamanho da sala cirúrgica, em metros quadrados, varia de acordo com aespecialidade a que é destinada. A sala cirúrgica mais funcional é a retangular, pois oferece melhor aproveitamento do espaço, mas pode ser circular ou quadrada. Por exemplo, para herniorrafia e tireoidectomia, a área mínima proposta é de 25m² ; para as salas destinadas a cirurgias especializadas, as mínima proposta são 36m².
Paredes
Devem ter os cantos arredondados em todas as junções, com a finalidadede facilitar a limpeza. Devem ser revestidas de material resistente, mas que proporcione superfície lisa e lavável. Esse material deve favorecer a diminuição de ruídos externos. A cor deve ser neutra, suave e repousante.
Piso
É obrigatória que seja de material condutivo, por causa da associação de substancias anestésicas inflamáveis com oxigênio ou oxido nitroso, ou seja, deve ser bom condutorde eletricidade. Deve ser também de material resistente ao uso de água e soluções desinfetantes, e possuir superfícies lisas e de fácil limpeza.



Portas
Devem ser amplas, para facilitar a passagem de macas e equipamentos cirúrgicos; corrediças, para evitar movimentação de ar; revestidas de material lavável e de cor neutra . Devem, ainda possuir proteção, a fim de prevenir danos por...
tracking img