Celulas vegetais e animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Células Animais e Vegetais

- Celula Vegetal

Complexo de Golgi: O complexo de golgi atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula, além deatuar na secreção do ácido pancreátil, na produção de polissacarídeos, na produção de lipídios, na secreção de enzimas digestivas, formação da lamela média em células vegetais, formação do lisossomo ena formação do cromossomo do espermatozóide. 

Lisossomos: Uma das funções dos lisossomos é a digestão intracelular. As bolsas formadas na fagocitose ou na pinocitose, que contêm partículascapturadas do meio externo, fundem-se com os lisossomos, originando bolsas maiores, onde a digestão ocorrerá. As bolsas originadas pela fusão de lisossomos com fagossomos ou pinossomos são denominadasvacúolos digestivos. Em seu interior as substâncias presentes nos fogossomos ou pinossomos são digeridas pelas enzimas lisossômicas.

Peroxissomos: São bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimasdigestivas, semelhantes aos lisossomos, como a catalase, que transforma o H2O2 em H2O e O2, e outras, em menor quantidade, que degradam gorduras e aminoácidos. Além disso, os peroxissomos também atuamno processo de desintoxicação das células. Pelo qual os peroxissomos absorvem substâncias tóxicas, modificando-as de modo a que não causem danos ao organismo. Os tipos de enzimas presentes nosperoxissomos sugerem que, alem da digestão, eles participem da desintoxicação da célula. O peróxido de hidrogênio, que se forma normalmente durante o metabolismo celular, é tóxico e deve ser rapidamenteeliminado.

Retículo Endoplasmático: Além de conduzir substâncias pelo citoplasma, é o local de produção de várias substâncias importantes. Por exemplo, a síntese de diversos lipídios, como colesterol,fosfolipídios e hormônios esteróides, ocorre no retículo endoplasmático granular. Já o retículo endoplasmático granular, graças aos ribossomos, fabrica diversos tipos de proteínas. O retículo...
tracking img