Celulas tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As células-tronco, células-mães ou células estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras.
As células-troncode embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, ascélulas-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doençascardiovasculares, neurodegenerativas, Diabetes mellitus tipo1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal enefropatias.

O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essasdoenças e traumas. No Zoológico de Brasília(Brasil), uma fêmea de lobo-guará, vítima de atropelamento, recebeu tratamento com células-tronco.  Este foi o primeiro registro do uso de células-tronco paracurar lesões num animal selvagem.

São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, nofígado, na placenta e no líquidoamniótico, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeiros dias de2007.

O adjetivo estaminal refere-se aos estames e provém da palavra latina 'staminale', adjectivo relacionado com o substantivo latino ‘stamine’, do qual deriva a palavra portuguesa estame, quesignifica: fio de tecer e, em botânica, folha floral fértil que produz o pólen.

O vocábulo provém do inglês "stem", que provém da palavra germânica "stamln", que significa caule ou tronco. Esteconceito relaciona-se com o processo de diferenciação e especialização celulares, que "entronca" em células pluripotentes e se ramifica em células progressivamente unipotentes. Esta tradução literal...
tracking img