Celula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CÉLULA



Célula:

É um conjunto organizado de moléculas. Ela representa a menor porção da matéria viva dotada da capacidade de se duplicar independente, são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.

Unicelulares, contem uma única célula / organismos tais como as bactérias.

Pluricelulares, contem mais ou menos cem trilhões de células / organismos tais como os sereshumanos.

Tecido:

È um conjunto de células especializadas iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substancias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.

Tecidos Biológicos:

Tecidos animais ex: Epitélio, é um tecido formado por células justapostas, ou seja intimamente unidas ente si.

Pele: A sua principal função é revestir asuperfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais externas.

União Células Epitéliais: Faz com que os Epitélios sejam barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais.

Órgão: È um grupo de tecidos, que executam uma função especifica ou grupo de funções. Usualmente existem tecidos principais e esporádicos.

Tecido: Principal é aquele que é único paraum órgão específico. Por exemplo o tecido principal no coração é o miocárdio, enquanto os esporádicos são os nervos, sangue, tecido conjuntivo…











Exemplo de imagens de algumas células:

[pic]



[pic]





Primórdios do Estudo da Célula:

O entendimento dos processos biológicos, dependente do conhecimento da célula, enquanto unidade fundamental da vida.

Asdimensões da célula geralmente são muito reduzidas, fizeram com que permanecessem desconhecidas ate a invenção do microscópio.

Robert Hooke – Usou o nome “célula” pela primeira vez.

A teoria celular postulada por Sehleiden e Sehwann, assenta no seguinte pressuposto:

A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos ( isto é todos os seres vivos são constituídos por células,onde ocorrem os processos vitais).

Todas as células provem de células pré - existentes

Das células mãe – vem as copias.

A célula é a unidade de Reprodução de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.

Os seres vivos apresentam diferentes níveis de organização celular.

Organismos unicelulares – São compostos por uma única célula, capaz de realizar todas as funções vitais.Organismos multicelulares – São compostos por varias células, por vezes organizadas em tecidos diferenciados, e especializados em diversas funções.

Organização Estrutural

As células apresentam uma grande diversidade morfológica e funcional.

Células procarioticas – São células mais simples sem núcleo organizado e sem a maioria das estruturas celulares conhecidas, estão representadaspelas bactérias e clonobácterias.

Células eucarióticas – São células com uma estrutura mais complexa, apresentando núcleo e organitos celulares, estão representadas em todos os restantes grupos de seres vivos.

Apesar de haver algumas diferenças estruturais entre as células animais e as células vegetais, ambas possuem três constituintes fundamentais: a membrana o citoplasma e o núcleo.Membrana - membrana celular também denominada membrana plasmática, membrana citoplasmática ou plasmalena, é invisível ao microscópio óptico e limita exteriormente o citoplasma, separando o meio intracelular do meio extracelular

Membrana celular delimita a célula. Comunica com outras células; Protecção mecânica; Permeabilidade selectiva (transporta materiais para dentro e para fora da célula).Citoplasma - É limitado pela membrana celular e tem o aspecto de uma massa semifluida (gelatinosa), o hialoplasma, no qual encontra-se dispersos diversos organelos

Núcleo – Rodeado pelo citoplasma e delimitado invólucro (membrana) nuclear. Esse possui poros que permitem a comunicação entre o núcleo e o citoplasma. No interior do núcleo há um liquido, o nucleoplasma, com cromatina material...
tracking img