Celula tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE 3

CÉLULAS-TRONCO

Campinas
2012

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE 3

CÉLULAS-TRONCO


Trabalho da matéria de Biologia do curso de graduação de Enfermagem, do 2º semestre noturno sobra a orientação do Prof. Roberto Bota Junior.
Trabalho da matéria de Biologia do curso de graduação de Enfermagem, do2º semestre noturno sobra a orientação do Prof. Roberto Bota Junior.

Campinas
2012
SUMÁRIO

1. Introdução................................................................................................04
2. Células-tronco..........................................................................................05
3. Células-troncoEmbrionárias....................................................................07
4. Células-tronco Adultas e do Cordão Umbilical.......................................08
5. Prós e Contras de Estudos com Células-tronco.......................................09
6. Referências Bibliográficas.......................................................................10


1. Introdução

0s estudos são realizados com três formas deobtenção de células-tronco: células-tronco adultas que podem ser encontradas em vários tecidos adultos, como a medula óssea; células-tronco embrionárias que são encontradas nos embriões no inicio do desenvolvimento; e células-tronco do cordão umbilical que também são consideradas de grande importância pra pesquisa médicas.



2. Células-tronco

As células-tronco são células que possuem acapacidade de transformarem-se em diferentes tipos de celulares. São também conhecidas como células mãe ou estaminais. Essas células tem a capacidade de se dividir com muito mais facilidade do que outras células e essas divisões dão origem a células que são parecidas com as células progenitoras. Possuem a capacidade de regenerar células do sangue e de diversos tipos de tecidos que compõem o corpohumano. Por exemplo: células da pele só podem constituir a pele, mas, as células-tronco podem constituir diferentes tecidos no organismo.
Essa versatilidade as tornou o principal tratamento para doenças graves como leucemias e doenças hematológicas, e também no tratamento como o câncer, doenças autoimunes, traumas na medula espinhal, entre outras.
Existem dois tipos de células-tronco: asembrionárias, que podem ser encontradas nos embriões recém-fecundados. E também temos as células-tronco adultas, que podem ser encontradas nas células sanguíneas do cordão umbilical e em células maduras de tecido adulto, como fígado e medula óssea. Para realizar o procedimento de coleta e armazenamento dessas células surgiram empresas especializadas, chamadas de Banco de Sangue de Cordão Umbilical ePlacentário para uso autólogo, ou apenas bancos privados, que coletam as células sanguíneas do cordão umbilical do bebê no momento do nascimento e as armazenam na temperatura correta em laboratórios especializados.
As células-tronco tem potencial que explica a capacidade que cada célula tem de diferenciação celular e de produzir outros tecidos. As células-tronco podem ser de quatro tipos: Totipotentes,Pluripotentes, Unipotentes e Oligopotentes.
Células-tronco Totipotente: tem a capacidade de produzir células embrionárias e extraembrionárias. Logo após a fecundação é formado o zigoto e após a divisão do mesmo, forma-se células totipotentes, e se essas células se separarem para poder continuar o seu desenvolvimento, elas poderão formar gêmeos idênticos ou univitelinos.
Células-troncoPluripotentes: produzem todos os tipos de células do embrião, com exceção dos anexos embrionários (vesículas vitelinas, âmnio, cório e alantoide).
Células-tronco Multipotentes: tem a capacidade de produzir células de varias famílias.
Células-tronco Oligopotentes: diferentemente das células-tronco multipotentes, as células-tronco oligopotentes podem produzir células de uma única família.
Células-tronco...
tracking img