Celula tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESPERANÇA DA CÉLULA-TRONCO CHEGA A MAIS BRASILEIROS

Uma notícia impressionante surpreendeu o Brasil em 2011: o ex-policial baiano Maurício Ribeiro, 47 anos, paraplégico há nove anos, recuperouparte dos movimentos das pernas e voltou a andar com a ajuda de aparelhos. A façanha foi resultado de uma experiência liderada por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Bahia , etornou-se uma das primeiras a demonstrar resultados efetivos de terapias à base de células-tronco para tratar lesões na medula espinhal.
Em 2012, a esperança é de que poucos pacientes obtenham o mesmosucesso de Maurício. O estudo terapêutico será levado a outros oito centros do País, financiados pelo Ministério da Saúde e BNDES. Ao todo, estima-se que 200 brasileiros farão parte da pesquisa. Além doexistente na Bahia, serão quatro laboratórios em São Paulo )um no interior) e outros em Curitiba, Rio e Janeiro e Rio Grande do Sul. O custo por paciente, que será pago pelo governo, seráaproximadamente R$ 20 mil.
Embora os cientistas tentem frear o otimismo promovido pela recuperação de Maurício- os pesquisadores receberam dezenas de pedidos de outros pacientes para serem submetidos àterapia-, os resultados apontam que o tratamento com células-tronco já é uma realidade no Brasil. Na própria Fiocruz de Salvador, os pesquisadores também tiveram sucesso com a aplicação dessas estruturaspara a regeneração do fígado em casos de cirrose hepática. Outro trabalho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou progressos animadores no tratamento de paralisias decorrentes de acidentevascular cerebral. No experimento do qual fez parte o ex-policial, todos os pacientes apresentam uma melhora sensível na qualidade de vida após o implante de células-tronco, embora o único a ter dadoalguns passos tenha sido Maurício. “Mas a maioria conseguiu sentir as pernas, alguns ficaram de pé e outros começaram a controlar as funções da bexiga e do esfíncter”, diz Ricardo Ribeiro dos...
tracking img