Ceasa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
GEOGRAFIA RURAL

ALEKSANDRO...
DJEANA...
EDILENE E. ANDRADE
ELISANGELA....
JENNAFER.....
JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
MIGUEL ANTONIO NOVAES

RELATÓRIO

VITÓRIA
2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................... 032. SOBRE O CEASA-ES............................................................................ 04

3. DADOS RECOLHIDOS NA PESQUISA ................................................ 05

4. CONCLUSÃO.......................................................................................... 06

5. ANEXOS..................................................................................................07

1. INTRODUÇÃO

Analisaremos adiante a pesquisa realizada pelo grupo no Supercenter Wal-Mart localizado em Vitória. A escolha deste estabelecimento pelos componentes do grupo se deve ao fato dele possuir um número muito maior de setores e uma diversidade superior a outros supermercados menores, por exemplo, fato este que julgamos enriquecedor à nossa pesquisa e análise. Outroponto se deve a relevância da localização do mesmo, que se encontra em uma das principais avenidas do Município de Vitória, sendo alvo de consumidores dos vários bairros vizinhos e também de indivíduos que residem em outros bairros e municípios que transitam naquela Avenida.

Aleksandro ficou de fazer.

2. SOBRE O CEASA-ES
Com o crescimento dos centros urbanos do país, o processo dedistribuição de produtos hortigranjeiros tornou-se mais complexo e oneroso, o que aliado à precariedade dos mercados tradicionais, suscitou a necessidade de aperfeiçoamento das estruturas de comercialização desses produtos.
No final da década de sessenta, o Governo Federal identificou um grande estrangulamento no sistema de comercialização de hortigranjeiros no país. A comercialização erarealizada nas ruas, sem fiscalização, sem higiene, sem a devida transparência dos preços e em embalagens inadequadas. Além do produtor sentir-se desestimulado face às perdas, havia ainda o lixo produzido e o engarrafamento no trânsito nas imediações onde ocorria a distribuição dos alimentos.
A Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura,Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), possui 33 anos de fundação, tendo as suas origens no antigo Mercado da Vila Rubim e da feirinha da Ponte Moacir Avidos (Ponte Seca), e no Mercado São Sebastião, em Jucutuquara. Tendo como objetivo principal o ordenamento do abastecimento de hortigranjeiros no Estado. A unidade capixaba deu novas alternativas aos produtores rurais, comerciantes econsumidores, que até então freqüentavam o Mercado da Vila Rubim, no centro de Vitória, para ofertar ou adquirir produtos. Gradativamente, o novo Entreposto passou a se consolidar como pólo de negócios para este setor.

|Reprodução Arquivo Público do Estado do Espírito |
|Santo/Acervo Elcio Alvares |
|[pic] |
|Ceasa em julho de1977. |

Hoje, a Ceasa-ES atende não só a capital e as cidades em seu entorno, mas a grande maioria dos municípios do interior e até cidades de outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, dentre outros. Atualmente a unidade possui nove pavilhões para comercialização de mercadorias.
Localizada em um ponto estratégico da BR 262, com fácil acessopara o norte do Rio de Janeiro, bem como, para os Estados de São Paulo e Minas Gerais e a Bahia, a unidade recebe diariamente, aproximadamente cinco mil pessoas entre comerciantes atacadistas, varejistas, produtores e prestadores de serviços.
 
3- DESCRIÇÃO da dinâmica do funcionamento
Horário de funcionamento? Pode chegar caminhão para descarregar a qualquer momento?
Como as mercadorias...
tracking img