Ceasa matriarcal: a impoprtancia da ceasa para o abastecimento alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TERRA NORDESTE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISÍCA

DEIVES ALVES MEDEIROS

OS BENEFÍCIOS QUE A ATIVIDADE FISÍCA PROPORCIONA PARA OS DEFICIENTES VISUAIS DO INSTITUTO DOS CEGOS

CAUCAIA - CE
2010

DEIVES ALVES MEDEIROS

OS BENEFÍCIOS QUE A ATIVIDADE FISÍCA PROPORCIONA PARA OS DEFICIENTES VISUAIS DO INSTITUTO DOS CEGOS

Projeto apresentado a Faculdade TerraNordeste – FATENE, como requisito parcial para a obtenção do Título de Licenciado em Educação Física Escolar.
Orientadora: Maria Neurismar Araujo de Sousa.

CAUCAIA – CE
2010

RESUMO

Este trabalho tem um caráter qualitativo observatório, visando mostrar a importância da atividade física para um grupo de deficientes: os visuais. Foram enfocados para a realização deste trabalho assuntoscomo: o que é cegueira, os tipos e graus de cegueira, quais doenças provocam a cegueira e seu tratamento, a socialização dos deficientes visuais e as leis e diretrizes que os ajudam no dia a dia de suas vidas. O presente trabalho teve como objetivo enfatizar através de uma visão e participação direta os benefícios que ocorre com aquelas pessoas que mesmo deficientes praticam atividades físicasregularmente. Qual a importância que os próprios deficientes visuais dão a prática da atividade física e refletir sobre a contribuição ou prática das atividades recreativas nas aulas de educação física que os alunos da Sociedade Assistência aos Cegos – SAC recebem e aplicam como meio de socialização e motivação para suas vidas e não apenas como mais uma disciplina qualquer. Através darealização deste trabalho foi possível observar que as atividades físicas propiciam o desenvolvimento integral das crianças, no que se refere às esferas motoras, cognitivas e afetivas, pois melhora sua auto-estima afetando seu relacionamento em casa e com os amigos na rua e na escola, levando em conta principalmente pela variedade de estímulos que recebem, pela atmosfera de alegria e encantamentoque proporcionam, e pela presença de certas normas. O jogo, a brincadeira e a atividade física em geral devem fazer parte do cotidiano escolar nas diversas áreas do conhecimento, utilizando-se como ferramenta pedagógica em modo especial para aqueles que precisam de alguma maneira aprender, e se sentirem em igual patamar com os outros, como é o caso dos deficientes visuais, que perderam entreos sentidos, aquele que norteiam suas vidas, que é a base, o inicio para se poder ter uma vida diga. A criança precisa brincar, inventar e criar para crescer e manter seu equilíbrio com o mundo. E no caso dos deficientes visuais da SAC, eles recebem este ensinamento para aprenderem a ver a vida como algo real e de valor, que não é por perderem a visão perderam o desejo de serem reconhecidos evalorizados, por isso a importância de através da atividade física mostrar que isso é possível.
Palavras – chave: deficientes visuais, atividade física e auto-estima.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
1.1 – ReferencialTeórico.............................................................................................10
1.2.1 – Deficiência Visual – Conceituação e Implicações........................................10
1.2.2 – As Deficiências oculares...............................................................................13
1.2.3 – O Desenvolvimento da Criança e a Cegueira...............................................13
1.2.4 –A Criança Portadora de Cegueira Congênita ou Adquirida.........................14
1.2.5 – Leis de Diretrizes..........................................................................................15
1.2.6 – Inclusão.........................................................................................................16
1.2.7 – Educação Especial no...
tracking img