Pedagogia e as novas tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PEDAGOGIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Iolanda B. C. Cortelazzo
iolanda.cortelazzo@utp.br
Mestrado em Educação
Universidade Tuiuti do Paraná
A sociedade deste início do século XXI, conhecida, agora, como Sociedade do Conhecimento, não pode dispensar a educação formal que se sistematiza na instituição escola, ainda que homens e mulheres, crianças, adolescentes e jovens, sejam bombardeados porinformações pelos mais diferentes meios de comunicação, na rua, nas igrejas, nos bancos, nos estádios de futebol e, mesmo em casa. Porém, essas informações que se deslocam, envelhecendo e morrendo com velocidade cada vez maior (Gadotti, 2002, p.32) pelo avanço das novas tecnologias, precisam ser selecionadas, avaliadas, compiladas e processadas para que se transformem em conhecimento válido,relevante e necessário para o crescimento do homem como ser humano em um mundo sustentável.
Visto que a presença das tecnologias nos mais diversos setores da sociedade contemporânea, é irreversível, orientar os professores para uso das novas tecnologias de informação e de comunicação (que denominaremos neste texto como TICs) como tecnologias interativas em projetos pedagógicos tanto no seudesenvolvimento contínuo quanto na sua prática pedagógica se faz urgente. A urgência se deve não apenas no sentido de preparar os indivíduos para usá-las, mas principalmente, para prepará-los como leitores críticos e escritores conscientes das mídias que servem de suporte a essas tecnologias. Não basta ao cidadão, hoje, aprender a ler e escrever textos na linguagem verbal. É necessário que que eleaprenda a ler outros meios como o rádio, a TV, o videogame, o programa de multimídia, as páginas da WWW. Ao usar as tecnologias, é fundamental que ele não se deixe usar. É essencial que os professores se apropriem, portanto, das diferentes tecnologias de informação e de comunicação, aprendendo a ler e a escrever as diferentes linguagens, representações usadas nas diversas tecnologias.
Neste artigo,pretendo apresentar algumas indicações que possam orientar a otimização dessa apropriação por estudantes de Pedagogia.
Os cursos de Pedagogia não devem abrir mão dessa responsabilidade que vem sendo assumida por técnicos e professores de informática, comunicadores, engenheiros, que acabam por enfocarem apenas os aspectos operacionais das tecnologias de informação e de comunicação e não sereferem a uma complexidade de relações de poder, de manipulação, de formação e, mesmo, de filosofia que estão subjacentes à sua introdução na escola.
É fundamental que se tenham claros os conceitos e termos com os quais vou trabalhar neste texto e na preparação dos docentes para o uso das TICs.
Significados
Entendo por tecnologia a aplicação de um conhecimento científico ou técnico, de um“saber como fazer”, de métodos e materiais para a solução de um dado problema.
Neste texto, tratarei das Tecnologias de Informação e das Tecnologias de Comunicação como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem e como tecnologias colaborativas.
Tecnologia de Informação designa toda forma de gerar, armazenar, processar e reproduzir a informação. Exemplos de suportes de armazenamento deinformações são o: papel, os arquivos, os fichários, as fitas magnéticas, os discos óticos. Dispositivos que permitem o seu processamento são os computadores e os robôs, e exemplos de aparelhos que possibilitam a sua reprodução são a máquina de fotocopiar, o retroprojetor, o projetor de slides.
Tecnologia de Comunicação designa toda forma de veicular informação. Tem-se como meios de veiculação,incluindo as mídias mais tradicionais, os pergaminhos, os tambores na selva, os livros, o fax, o telefone, o jornal, do correio, o telex, as revistas, o rádio, a TV, o vídeo, as redes de computadores, até a Internet.
Na atualidade , os diferentes usos dessas mídias se confundem e passam a ser característicos das Tecnologias de Informação e de Comunicação, que mudam os padrões de trabalho, o...
tracking img