Cayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOCOMBUSTÍVEL À BASE DA MAMONA



Anderson Leonardo Casarim


Camila da Silva


Jéssica Ariadne Flores

Prof.ª Juliana Mariotto
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – Grupo UNIASSELVI
Engenharia Química (ENQ 1.2)
10/05/2012





RESUMO



O combustível de origem biológica é produzido através de fontes renováveis de energia. Plantas como a cana-de-açúcar, a mamona, asoja, a canola, o babaçu, a mandioca, o milho, a beterraba e entre outras, podem ser utilizadas para a sua produção. Este é o biocombustível, considerado ecologicamente correto por ser renovável e por reduzir as taxas de emissão de CO2 na atmosfera. Atualmente a tecnologia que envolve biocombustíveis já possui um desenvolvimento bastante considerável, contando com diversos tipos de combustíveisrenováveis, o contrário dos combustíveis fósseis. Um dos principais biocombustíveis é o biodiesel, um combustível biodegradável alternativo ao diesel de petróleo, este é derivado de óleos vegetais, como a mamona.


Palavras-chave: Biocombustível. Biodiesel. Renovável. Mamona. Meio Ambiente.






1 INTRODUÇÃO


Como o próprio nome sugere os biocombustíveis são derivados de fontesnaturais, renováveis e, consequentemente, reponsáveis. A sua origem é associada à plantas com a cana-de-açúcar, a mamona, a soja, a canola, o babaçu, a mandioca, o milho, a beterraba e entre outras. A produção de biocombustível é através do processamento de uma determinada planta.


Um dos principais biocombustíveis desenvolvidos e utilizados atualmente é a base de mamona, esta é uma plantaque apresenta ésteres em sua composição. O éster metílico e o éster etílico são utilizados de combustível para motores à diesel, substituindo o uso de diesel de petróleo em carros e em caminhões. O biodiesel é produzido pela transesterificação do óleo vegetal encontrado na planta, por isso não possui enxofre em sua composição e é considerado biodegradável.
Os biocombustíveis são apresentadoscomo alternativas aos combustíveis fósseis, visto que são energias renováveis, o que não acontece com os combustíveis fósseis.


A principal vantagem no uso de biocombustíveis como o biodiesel é a redução considerável da emissão de poluentes atmosféricos, entre estes poluentes o que está em maior quantidade é o CO2, encontrado nos vapores eliminados pela combustão nos automóveis.Estes novos combustíveis são menos poluentes que os combustíveis fósseis em função do seu processo de produção ser mais limpo. O uso destes combustíveis reduz a dependência aos combustíveis tradicionais.





2 O BIOCOMBUSTÍVEL E A MAMONA



Em pleno século 21, a era do auge evolucionário humano, onde a força braçal por vezes é substituída pelo ranger de engrenagens, sangue porfluído lubrificante, criador pela sua própria criação, a sociedade global precisa resgatar a relação cooperativista entre homem e ecossistema, uma vez que este por muito não resistirá aos abusos predatórios dos que se intitulam “os mais inteligentes”.


O cuidado com o frágil equilíbrio global não deve ser oriundo às características inatas de todos os que nele habitam, pois diretamentedele dependemos, e não o contrário. Ceifar as correntes escravocratas que a humanidade selou com os combustíveis fósseis, os quais potencializam de forma assombrosa a degradação do planeta, é algo de extrema urgência. “O problema ecológico não é somente um problema técnico, mas é tanto um problema ético. Uma vasta literatura no campo da Ética Ambiental tem identificado o antropocentrismo como umdos elementos responsáveis pela devastação ambiental.” (GRÜN, 2005, p. 45). Os biocombustíveis são o caminho de uma nova etapa da história humana, limpa e renovável.


Difundidos também como agro-combustíveis, estes são extraídos de fontes biológicas, conferindo a eles a característica de sustentabilidade ambiental, processo de produção mais limpo e melhor balanço de emissão de CO2....
tracking img