Cauculo renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E E E P Cel Manoel Rufino Magalhães
Orientadora:.............................

Enfermagem
Trabalho apresentado pelo aluno Aluisio Ximenes do 3° ano do ensino médio para a conclusão de estágio da disciplina de urgência emergência.



Santa Quitéria
Ceará

21/08/2012
Introdução
O presente trabalho trata-se de um estudo clínico de um paciente acometido da patologia Litíase, tendosido realizado no hospital municipal de Santa Quitéria no período de 14/08/12
O termo Litíase é usado para descrever pedra nos rins, devido à calcificação de sais expelidos pelo organismo. O cálculo renal, ou pedra nos rins, é uma massa dura formada por cristais que se separam da urina e se unem para formar pedras. Sob condições normais, a urina contém substâncias que previnem a formação doscristais. Entretanto, esses inibidores podem se tornar ineficientes causando a formação dos cálculos.
O que é cálculo renal?
A litíase, nefrolitíase, cálculo urinário ou pedra no rim, como são comumente conhecidos os cálculos renais, na verdade são uma desordem causada por uma estrutura cristalina que se forma nas vária partes do trato urinário. São depósitos organizados de sais minerais nos rins ouem qualquer parte do aparelho urinário. Estas pedras começam bem pequenas e vão crescendo.
O desenvolvimento, o formato e a velocidade de crescimento destas estruturas dependem da concentração das diferentes substâncias químicas presentes na urina. Acredita-se que o crescimento dos cálculos renais pode ser acelerado por substâncias denominadas promotoras e retardado por substâncias ditasinibidoras. Cálculos renais constituídos por cálcio são os mais comuns. Alguns outros minerais normalmente encontrados são: estruvita, oxalato, ácido úrico. Comumente as pedras podem ser formadas por uma mistura destes elementos. Quando houver um excesso destes minerais no organismo, há uma tendência para que eles se depositem na urina. Em geral, o acúmulo de minerais que acabam se cristalizando ocorredevido a uma disfunção metabólica no organismo.

Causas
As pedras no rim podem se formar quando a urina contém certas substâncias em excesso. Essas substâncias podem criar pequenos cristais que se transformam em pedras.

Cálculos renais localizados nos rins e na uretra
O maior fator de risco para cálculos renais é a desidratação.
Os cálculos renais podem não manifestar sintomas até quecomecem a se mover pelos ureteres, tubos pelos quais a urina é levada até a bexiga. Quando isso acontece, os cálculos podem bloquear o fluxo de urina ao sair dos rins. Isso causa inchaço do rim ou dos rins, provocando dor. A dor normalmente é grave.
Os cálculos renais são comuns. Uma pessoa que já teve cálculos renais frequentemente volta a tê-los no futuro. São comuns os cálculos renais aparecemem bebês prematuros.
Alguns tipos de cálculos tendem a ser hereditários. Alguns tipos de cálculos podem ocorrer com doenças intestinais, by-pass intestinal para obesidade ou defeitos no túbulo renal.
Existem diferentes tipos de cálculos renais. A causa verdadeira depende do tipo de cálculo.
* Os cálculos de cálcio são os mais comuns. Eles ocorrem mais frequentemente em homens do que emmulheres e aparecem, em geral, entre 20 e 30 anos. Eles tendem a reaparecer. O cálcio pode combinar-se com outras substâncias, como o oxalato (a substância mais comum), o fosfato ou o carbonato para formar a pedra. O oxalato está presente em certos alimentos. As doenças do intestino delgado aumentam o risco de que se formem cálculos de oxalato e cálcio.
* Os cálculos de cistina podem aparecer empessoas que têm cistinúria. Essa doença renal é hereditária e afeta tanto homens quanto mulheres.
* Os cálculos de estruvita são encontrados principalmente em mulheres com infecção do trato urinário. Essas pedras podem crescer muito e bloquear o rim, o ureter ou a bexiga.
* Os cálculos de ácido úrico são mais comuns em homens do que em mulheres. Eles podem ocorrer juntamente com gota ou...
tracking img