Cations do segundo grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO

Análise realizada para separação e identificação dos cátions Ca²+, Ba²+, Sr²+ e Mg²+.

INTRODUÇÃO

Os elementos magnésio, cálcio, estrôncio e bário pertencem ao grupo II databela periódica apresentando configurações eletrônicas similares. Isto é devido à semelhança de suas propriedades.

Os íons magnésio apresentam-se incolores em soluções, seus sais são decaráter iônico, brancos ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido. O hidróxido de magnésio é o menos solúvel. A alta solubilidade de muitos compostos de magnésio é atribuída ao pequenotamanho do íon Mg 2+,o que favorece a sua hidratação.O cálcio é o elemento mais abundante dos metais alcalinos terrosos. Seus compostos menos solúveis são os carbonatos e oxalatos. Os sais de cálciodão à chama do bico de Bunsen uma coloração vermelho tijolo O estrôncio devido a sua posição na tabela periódica, possui propriedades intermediárias entre o cálcio e o bário. Seus sais dão a chama dobico de Bunsen uma coloração vermelho carmim O bário é o elemento mais pesado destes quatro elementos e seus íons são muito tóxicos. O cromato de bário é o menos solúvel. Os sais de bário apresentamuma coloração verde à chama do bico de Bunsen.

Todas as soluções dos íons desse grupo são incolores e seus sais apresentam caráter iônico e são brancos ou incolores, a menos que estejapresente um ânion colorido. Embora solúveis em água, os nitratos de estrôncio e bário podem ser precipitados pela adição de ácido nítrico concentrado.Os íons dos metais alcalinos terrosos não hidrolisamsignificativamente em solução e seus íons são bivalentes. Os hidróxidos de cálcio, estrôncio e bário são considerados bases fortes.

MATERIAIS E METODOS

Numa amostra contendo os ÍonsCa²+, Ba²+, Sr²+, Mg²+, foram adicionados 5 gotas de Cloreto de Amônio 1M, a solução foi aquecida em banho Maria e adicionadas 10 gotas de Carbonato de Amônio 1M. A solução foi agitada até que se...
tracking img