Catalase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Os peroxissomos, que ocorrem tanto em células animais como em vegetais, principalmente nas folhas de plantas que realizam fotorrespiração, contêm enzimas que catalisam reações básicascomuns, mas que atuam em vias metabólicas às vezes específicas dos animais e dos vegetais.
Todos peroxissomos se caracterizam pela presença de dois tipos de enzimas: as oxidases, que catalisam aoxidação de substratos a partir do oxigênio molecular, com produção de peroxido de hidrogênio ou agua oxigenada (H2O2), e as catalases que tanto decompõem essa (H2O2), formando água, como catalisam aperoxidação de substratos hidrogenado. As oxidações aqui realizadas não levam à fosforilação do ADP em ATP e, por isso, são diferentes daquelas realizadas nas mitocôndrias. A ação das catalases éimportante, pois a água oxigenada é tóxica para as células, já que pode oxidar muitas moléculas celulares e, assim desnatura-las.
Durante a respiração, pode haver formação de peróxido de hidrogênio (H2O2) esabe-se que esta substancia é potente inibidor de muitas enzimas, devendo existir por tanto um mecanismo enzimático nos tecidos que promova sua destruição. Há evidências de que as células geralmentecontêm enzimas chamadas catalase que utilizam H2O2 como substrato.
2 H2O2 2 H2O + O2

2. OBJETIVOS

Observar a atividade da catalase em tubérculode batatinha;
Observar a atividade da catalase em pequenos cubos de fígado.

3. MATERIAL
Microscópio óptico;
Turbérculo de batatinha
Pedaços de fígado
Placa de Petri
2 Água oxigenada a 20volumes

4. PROCEDIMENTO

Usando meia placa de petri, cobriu-se uma fatia fina de túrbeculo de batatinha com uma solução diluída (20:1) de peróxido de hidrogênio e observou-se ao microscópio.Depois, repetiu-se a operação com uma fatia de batatinha que tinha sido fervida e observou-se ao microscópio.
Do mesmo modo, fez-se com pedaços de fígado, usando meia placa de Petri, cobriu-se...
tracking img