Catadores de lixo reciclavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA DA PESQUISA:

Catadores de Lixo Reciclável na cidade de Pontal



OBJETO DE ESTUDO:

Crianças, jovens e adultos que vivem dessa prática

PROBLEMA DE PESQUISA:

- Como é feita a coleta seletiva do lixo em Pontal?
- Existe algum órgão que dá suporte aos catadores de materiais recicláveis no Município ?
Qual tem sido a lógica mercantil deste tipo de trabalho? Existe algumaconexão entre a jornada de trabalho e a renda mensal dos catadores? Nesta cidade a atividade da catação se encontra organizada? Se sim, como ela é organizada e quem tem determinado essa organização?


OBJETIVOS:

O presente Projeto de Pesquisa visa apresentar as produção e destinação do lixo reciclável na cidade de Pontal, bem como o trabalho dos catadores desses materiais e suas condições detrabalho, que afetam suas vidas; as dificuldades encontradas pelos catadores que sobrevivem do lixo e procuram um espaço que lhes permitam enfrentar a pobreza em que se encontram. Expor esse quadro de vulnerabilidade social na constante urgência de se manter como pessoas trabalhadoras, que precisam de uma renda para manter ao menos as necessidades básicas da família.


JUSTIFICATIVA:

A coletaseletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. Atualmente um dos grandes desafios enfrentados pelasociedade é o problema relacionado à produção e destinação do lixo. A educação ambiental contribui para que o indivíduo e a coletividade se sensibilizem para a adoção da coleta seletiva como uma prática cotidiana, essencial para a preservação e conservação do meio ambiente, promovendo qualidade de vida. É aí que se apresentam os catadores de lixo reciclável. Essas pessoas estão encontrando na coletaseletiva do lixo uma alternativa para sobrevivência. Possuindo baixo grau de escolaridade, esses trabalhadores acabam perdendo espaço no mercado de trabalho formal, como atestam diversas trajetórias ocupacionais apresentadas, sempre recheadas de trabalhos informais e precarizados.
Soma-se a isso a falta de qualificação profissional para trabalhos na indústria, no comércio ou em outras áreas dosetor de serviços. De um modo geral podemos dizer que existe uma complexa relação entre idade, escolaridade, qualificação profissional, trajetória ocupacional e, por que não, os interesses da burguesia, que determina a entrada dos trabalhadores nesta atividade. Voltar os olhos para a condição sócio-econômica dos trabalhadores possibilitou-me compreender a entrada de muitos na ocupação. Tendo, de umlado, como objetivo máximo do capital, a lucratividade em todas as fases do processo de reciclagem e, de outro, uma imensidão de trabalhadores em busca de sobrevivência.
A existência do trabalho na catação de resíduos sólidos recicláveis nas cidades não é fruto da vontade, e da ação dos próprios trabalhadores, de fato, esse trabalhador completa e faz parte de uma engrenagem muita mais ampla ecomplexa do que podemos imaginar ou conceber a partir da observação empírica e superficial das atividades e das condições de vida desses trabalhadores. Essa organização é composta por uma série de outros participantes, que desempenham atividades e papéis dos mais diferenciados, compondo um imenso circuito produtivo, ou a cadeia produtiva ligada à reciclagem, em que o catador de material reciclávelocupa um lugar de importância. No entanto, contraditoriamente, trabalha em condições precárias, subumanas e não obtém ganho que lhe garante uma sobrevivência digna. O catador participa como elemento base de um processo produtivo ou de uma cadeia produtiva bastante lucrativa, para os outros é claro, que tem como principal atividade o reaproveitamento de materiais que já foram utilizados e...
tracking img