Caso zara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões sobre o Caso Zara: IT for fast fashion

1. Como você aconselharia Salgado proceder na questão da modernização do sistema POS da Zara?

a) A empresa deve atualizar os terminais POS para um sistema operacional moderno?

Sim, a Zara deve investir em um novo sistema operacional para suportar seus terminais POS. Apesar de o sistema atual, baseado no MS-DOS, ter-se mostrado estável emuito fácil de manter ao longo dos anos, não será mais dado suporte pelo seu fornecedor, a Microsoft. Quaisquer eventuais alterações de hardware no futuro podem não ser compatíveis com o MS-DOS, impedindo que a Zara faça um upgrade de seus terminais POS. Ou seja, a não atualização do sistema operação poderá causar impactos relevantes na operação da Zara em um futuro próximo.

b) A empresa deveconstruir "in-store" redes?

O modelo atual não permite que as lojas compartilhem informações de estoque entre elas. Na época do caso analisado, os gerentes de lojas da Zara possuíam mais responsabilidades do que os gerentes de lojas de outros varejistas. Na Zara, os gerentes de loja podem decidir o que deve ser vendido nas lojas, ao invés de aceitar simplesmente o que a matriz determinar. Ocontrole sobre os estoques era manual e difícil de ser realizado.

Com a implementação de rede, as informações de cada loja poderiam ser compartilhadas. Informações importantes como volume em estoque e vendas por tipos de itens seriam disponibilizadas de maneira mais rápida, o que facilitaria a execução da estratégia da Zara, que é de atender rapidamente as demandas de seus consumidores.

c) Aempresa deve dar aos seus funcionários a capacidade de observar/analisar as estimativas de estoque de itens em suas próprias lojas?

Sim, conforme mencionado na questão anterior, o acesso às informações de estoque de maneira mais tempestiva e rápida proporciona decisões mais rápidas, como a reposição de um item em falta.

d) A empresa deve dar aos seus funcionários a capacidadeobservar/analisar as estimativas de estoque de itens em outras lojas?

Sim, isso aumentaria a possibilidade de se repor mais rapidamente itens em escassez nas lojas, pois uma loja poderia requisitar esses itens à outra loja mais perto.

2. O que é o "modelo de negócios" Zara? Como este modelo difere de outros modelos de negócios de grandes varejistas de roupas? Qual é a fraqueza (se houver) você observaneste modelo de negócio? Ele é escalável?

Modelo de negócio

O modelo de negócio da Zara consiste em aproximar as tendências do mercado à manufatura e a manufatura à distribuição. Com este modelo, a Zara consegue responder mais rapidamente as necessidades de seus consumidores, geralmente jovens. O lema da Zara é dar o que seus consumidores querem e quando eles querem. A Zara consegue criarnovos modelos em cinco semanas e modificar os existentes em duas semanas.

Para isso a Zara conta com um elevado grau de integração vertical entre design, produção, logística e distribuição em lojas próprias. São lançados no mercado cerca de dez mil novas peças por ano. Uma de suas principais concorrentes, a H&M, não cria por ano mais de dois mil a quatro mil itens. Mais de 80.000 itens sãomovidos por hora (cada item permanece poucas horas no centro de distribuição), mas apenas são necessários cinco colaboradores para monitorizar o processo. O sistema logístico permite que desde a recepção do pedido no centro de distribuição até à entrega da mercadoria na loja, não demore mais que 24 horas para a Europa e 40 horas para a América e Ásia.

Outra característica da Zara é o baixo nívelde investimento em publicidade. O marketing é o seu próprio ponto de venda. A empresa gasta em média 0,3% da sua receita em marketing, valor considerado baixo quando comparado com a concorrência, que gasta em média 3% a 4%. A estratégia adotada é investir na localização e no merchandising visual. No entanto, a Zara aparenta uma imagem de relativo luxo, dado que muitas das suas peças são cópias de...
tracking img