Caso panamericano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Programa de Graduação em Administração

BANCO PANAMERICANO
Um estudo sobre a ética e legalidade diante
do escândalo financeiro envolvendo a instituição.

Kenia da Silva Rodrigues
Priscila Farnesi
Viviane Alves da Silva

Belo Horizonte2011
Kenia da Silva Rodrigues
Priscila Farnesi
Viviane Alves da Silva

BANCO PANAMERICANO
Um estudo sobre a ética e legalidade diante
do escândalo financeiro envolvendo a instituição.

Projeto de pesquisa apresentado ao
programa de Graduação em
Administração para a disciplina
Filosofia II.

Orientador: Marcelo José Caetano

Belo Horizonte2011

SUMÁRIO

1 HISTÓRIA DO BANCO PANAMERICANO 4

2 O ESCÂNDALO DO BANCO PANAMERICANO 5
2.1 A venda do Banco PanAmericano 5

3 A ATITUDE DE SILVIO SANTOS 7

4 CASO PANAMERICANO: ETICA E LEGALIDADE 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

ANEXO 10

1 HISTÓRIA DO BANCO PANAMERICANO

O Banco Panamericano é uma instituição financeira demédio porte, com sede na cidade de São Paulo e lojas espalhadas pelas principais cidades brasileiras. Seu foco está no financiamento ao consumo para pessoas físicas das classes B, C, D e E, e as principais atividades do banco são crédito consignado, crédito ao consumidor, cartões, empréstimo pessoal, leasing, seguros e consórcios.
Sua história teve início no dia 21 de Fevereiro de 1969, quandoo Grupo Silvio Santos adquiriu a maior parte das ações do Real Sul Crédito, Financiamento e Investimento. Esta empresa atuava no mercado desde 1963 em São Caetano do Sul. Com isso, o Real Sul se integrou com a Baú Financeira, outra empresa de Silvio Santos.
Em 1990 a Baú Financeira começou a atuar nas mais diversas áreas financeiras além do simples crédito e financiamento, surgindo assim oBanco Panamericano S/A. As operações com cartões de crédito tiveram início em 1994, leasing em 1998, em 1999 houve a incorporação da seguradora Panamericana e desde 2002 são feitas transações de crédito consignado,
O Banco Panamericano possui um portfólio extenso de produtos e serviços, sempre com destaque no crédito direto ao consumidor. São mais de 203 pontos exclusivos presentes em todasas capitais e principais cidades brasileiras em seus mais de 28.000 parceiros comerciais.
O crescimento de suas atividades são atribuídas às perspectivas de queda de taxas de juros, a demanda reprimida por crédito no país, crescimento da renda média e aumento do consumo principalmente das classes B, C, D e E, que são o foco da instituição.

2 O ESCÂNDALO DO BANCO PANAMERICANOEm Setembro de 2010 o Banco Central detectou várias fraudes e irregularidades na contabilidade do Banco Panamericano estimadas em R$ 2,5 bilhões. Os fatos foram descobertos após a instituição comparar os dados divergentes de créditos comprados e cedidos pelo banco com outros bancos brasileiros.
O Panamericano vendia carteiras de crédito para outros bancos, mas continuava contabilizando essesrecursos como parte de seu patrimônio. Na maioria das transações os valores eram pequenos, inferiores a 5 mil sendo assim não era necessário informar ao Banco Central os dados dos devedores, tornando impossível verificar que o financiamento de um cliente do PanAmericano aparecia na carteira de outro banco.
O escândalo veio à tona para o público no início de Novembro, assim que toda a antigadiretoria foi demitida. O Grupo Silvio Santos fechou um acordo com o fundo garantidor de créditos (FGV) para obter o valor inicial divulgado 2,5 Bilhões. Em troca, foi oferecido como garantia os bens do patrimônio empresarial que incluíam a emissora SBT e o Baú da Felicidade.
Posteriormente, foi constatado que o valor era maior do que o apresentado inicialmente, podendo passar dos R$ 4,3 bilhões. O...
tracking img