Caso dreyfus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Cultura Brasileira.

O Caso Dreyfus

Alfredo Dreyfus, capitão Israelita do exército francês. Foi acusado de ter escrito uma carta exibindo documentos militares aosalemães, que foi encontrada pelo serviço de contra espionagem da França.
Em 1894 ele foi condenado como traidor e sofreu a deportação para a Ilha do Diabo e a degradação militar que na minhaopinião não passou de um grande preconceito por ele ser o único capitão judeu.
O exército francês era muito rigoroso quando se tratava de um traidor eles procuravam até o final. Abusandobrutalmente do poder acusaram Dreyfus por ser o único judeu entre eles.
Durante as acusações, foram cometidas diversas ilegalidades no processo contra ele, que acabou sendo preso naIlha do diabo.
Após mais dois julgamentos então Dreyfus foi inocentado finalmente, provando assim duas coisas:
Que o sistema judicial francês funcionava e que os apoiadores de Dreyfus ,cidadãos comuns de diversos tipos, comandados pela família dele, que fizeram pressão para que a justiça fosse feita corretamente.
Como em todos os lugares existem pessoas que lutam até ofim pela justiça e pela verdade, os franceses ficaram divididos, uma parte ainda assim ficou chocada pelo desrespeito as leis e regras de procedimento jurídicos.
O julgamento devia serrealizado primeiramente sobre o poder maior da lei e não sobre o comando de voz do exercito francês e pela metade do povo. Por estes motivos até hoje muitos inocentes são julgadosincorretamente e acabam sendo prejudicados mesmo depois que voltam atrás sobre o resultado do julgamento.
O poder da lei devia ser o poder maior, visando o certo sem ouvir as diversas versões doexército e do povo, a sorte de Dreyfus foi que sua família e parte da população se voltou contra essa atitude e revirou a situação que já devia ter sido julgada dessa maneira correta.
tracking img