Cultura brsileira

Páginas: 3 (536 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
Origens e o Sentido Moderno do termo “Intelectual”


O termo intelectual deriva do “latim”, mas a sua origem histórica permanece desconhecida.
Existem relatos de que na Rússia da 2ª metade doséculo 19 usavam-se a palavra inteligencija para basicamente definir um grupo ou camada social especifica a qual se diferenciava das demais pelo elevado grau de instrução e erudição.
Tratando assim ostermos “inteligência e intelectual” como um significado de caráter descritivo, porque servem tão somente para diferenciar a classe culta ou a categoria social de indivíduos, dentro do sistema produtivode sociedade, trabalhos “não manuais”.
Podendo ser indivíduos nesta categoria os profissionais de área de direito, engenharia, medicina e áreas afins, os professores, os artistas, entre outros, etodos aqueles indivíduos que exercem atividades relacionadas à produção e/ou transmissão de conhecimentos e valores.

Novo significado.
Dado fim do século 19 inicio do 20, surgiu um novo significadopara o termo. A distinção entre trabalhadores não manuais permanece como uma referência importante, entretanto, o intelectual por excelência é aquele individuo que tem um posicionamento ideológicodefinido, o qual torna publico a partir do engajamento em atividades politicas.
Sendo assim, o intelectual é aquele individuo que adquiriu formação profissional e realiza um trabalho não manual e quetambém é dotado de elevado senso critico absorvido mediante o contato com o conhecimento.
Esse novo significado é considerado bem mais complexo, e foi a partir dele que o termo intelectual se inseriu naárea acadêmica e também foi apropriado pelos movimentos revolucionários, primeiramente de caráter burguês e depois os de esquerda, para designarem seus lucros, ou seja, a vanguarda do movimento.“Alfred Dreyfus”
O caso Dreyfus foi um escândalo politico que dividiu a França por muitos anos.
Alfred Dreyfus oficial de artilharia do exército francês de origem judaica foi acusado e sofreu um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura brsileira
  • BACIAS HIDROGRAFICAS BRSILEIRAS
  • AS CONSTITUI OES BRSILEIRA
  • divida publica brsileira
  • Constituição brsileira e o direito social
  • Cultura
  • Cultura
  • Cultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!