Caso dos exploradores de cavernas

Páginas: 3 (702 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014
A morte como alternativa para manutenção da vida do grupo, foi a lei estabelecida e teve o acordo feito entre todos. Ficou acordado, na escolha pela sorte, que alguém do grupo morreria, para servirde alimento. No entanto, não se estabeleceu como se daria a morte daquele que fosse escolhido pela sorte no dado. Roger Whetmore, teve a sorte adversa, mas não se sabe como Roger morreu. "Sabe-se queWhetmore tinha sido morto e servido de alimento para seus companheiros".

Art. 23. Não há crime quando o agente pratica o fato:
I- em estado de necessidade

Art. 24. Considera-se em estado denecessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não erarazoável exigir-se.
Estado de Necessidade- Um Crime Legal. Nenhum dos exploradores tinha a intenção de matar, mas na verdade, se não o fizessem, morreriam de inanição.

Tese: Pelas circunstâncias querodearam o momento criminal, entendemos que outra alternativa não restou, mesmo porque, se não fizessem essa escolha, em princípio reprovável, todos poderiam falecer por inanição. A morte de Roger,foi o “socorro”, considerando que não existiam mais alimentos para mantê-los vivos.
Para que configure o estado de necessidade temos como requisitos indispensáveis:

a) Perigo atual: exige-se que operigo esteja em iminência de ocorrer – relativamente o perigo de morte era iminente, pois o próprio médico da equipe de resgate informou a quase inexistência de chance de sobreviverem, neste períodoque foi estipulado de dez dias para o resgate, que na verdade se deu em doze dias.

b) Não manifestação de vontade: o perigo não pode ser provocado pelos sujeitos – relativamente nenhum dosexploradores deu causa ao perigo de morte por inanição, uma vez que estavam presos devido ao desmoronamento natural da caverna bloqueando sua saída
c) Inevitabilidade do perigo: deve a situação já estar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do caso dos exploradores de caverna
  • Denuncia, o caso dos exploradores de caverna
  • O caso dos exploradores de cavernas
  • Defesa do caso dos exploradores de caverna
  • Resumo do Caso dos Exploradores de Caverna
  • O caso dos Exploradores de Cavernas
  • O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
  • O caso dos exploradores de cavernas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!