Caso do shampooo

786 palavras 4 páginas
Estudo de Caso-Shampoo

Questão 1) – A partir dos dados fornecidos, analisar, sob ótica do marketing mix, por que o produto foi um sucesso na Europa e não no Brasil.
Os 4p’s: Produto, Preço, Ponto, Promoção.
Os atributos de Produto são: qualidade, linha, design, embalagem, marca e serviços aos clientes.
Em relação à qualidade objetiva, a porcentagem está aceitável, pois 70% da população conhecem o produto. Em relação a qualidade subjetiva está preocupante, pois somente 52% da população conhecem a marca, e o número de pessoas que desconhecem ambos está muito alto, é de 23%.
O shampoo possui um design tradicional, o que é mais usado no norte da América, já no Brasil, para ter a atenção da população precisa conter um design diferente, inovador, algo que realmente chame e prenda a atenção.
É dito no texto que, o nome da marca é colocado no fundo da embalagem com uma cor mais discreta, o que é um ponto negativo, pois no Brasil as pessoas realmente se preocupam com a marca dor produtos que estão consumindo, e se a mesma fica escondida (desconhecida), ninguém considera tal produto bom.
Preço: Também é dito no texto que, o preço está dentro da média nacional dos produtos da mesma categoria. No caso, a marca deve colocar um preço que some o custo com o lucro , para ser feito um preço final e não ir pelo mesmo dos outros produtos.
Ponto: Em questão ao ponto (praça), está acessível, pois contém em lugares bastante frequentados, como por exemplo: Mercado e farmácias. Também possui o apoio do merchandising e material de ponto de venda. Neste caso a praça consegue a população brasileira.
Promoção: Em relação à promoção, é dito no texto que, é usado belas mulheres, iguais as quais é feito no mercado norte-americano, o que não é certo, pois ambos possuem gostos diferenciados, a promoção no Brasil deve ser feita com mulheres com o perfil brasileiro, ao modo que elas consigam identificar-se com a propaganda.
A propaganda está sendo feita baseando-se em que aconteceu ou

Relacionados