Caso clinico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul

Leticia Ferreira Silva

TRABALHO DE TECNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLOGICA II

CASO CLÍNICO : AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE UMA CRIANÇA COM CAPACIDADE LÚDICA INIBIDA

Santa Fé do Sul - SP
2012

1) Comente o contexto em que o caso clínico ocorre :
A) Encaminhamento e Queixa:
O garoto chegou a clínica por indicação de uma aluna do Curso de Psicologia,com a queixa de que “ele é agitado quando sai de casa”. “M. não se dá bem com a professora. Ele é agitado quando sai de casa, nem parece o mesmo, vira outro. Devido a sua historia de vida conflituosa, apresenta dificuldades em se expressar emocionalmente, capacidade lúdica, decorrente das psicopatologias que manifestam e comprometem sua personalidade.

B) Descrição do sujeito e síntese daAnamnese:
M., 09 anos, Segunda serie do Ensino Fundamental de uma escola pública, reside com uma tia adotiva e dois primos. M. nasceu aos 18 dias do mês de fevereiro do ano de 1992, apresenta pele de tonalidade mulata, é brasileiro e cursa a segunda série, do ensino fundamental, numa escola pública, localizada em uma cidade do litoral de Santa Catarina.
M., foi trazido á clínica por sua tia, com aqual não tem laços paternais, porém, é ela quem o educa, devido a pouca ligação que possui com o garoto, a tia não soube informar sobre o nascimento, a gestação e o desenvolvimento do garoto.
O fator relevante que o trouxe aqui foi o fato de que M. aos três anos de idade, juntamente com sua irmã, presenciou o assassinato de sua mãe por seu próprio pai. A mãe foi asfixiada, permanecendo em casa comM. e sua irmã.
Após a morte da sua mãe M. ficou vivendo em um orfanato, depois de um ano do ocorrido foi adotado. Na sua família adotiva, ele apanhava muito, era deixado para fora de casa, não era alimentado, segundo a tia que respondeu a entrevista. As agressões eram protagonizadas por duas mulheres que seu pai adotivo conviveu neste período.
M. reside com a tia, que afirma ser casada, apenaspor aparências afirmando “nem conversar com seu marido”. “Não me separo dele por causa de meus filhos, é com ele que as crianças ficam enquanto eu trabalho”. A tia tem dois filhos biológicos com seu marido, um de nove e outro com dois anos de idade.
Quanto a escolaridade, M. “vai bem” na escola, gosta de estudar, apesar de ser bagunceiro, e por isso, “já levou três dias de suspensão”.
A rotinado garoto consiste em acordar por volta das nove horas, brincar um pouco, almoçar e ir a escola. Em seu tempo livre assiste novelas, filmes e desenhos animados. Sempre dorme por volta das 22 horas. Gosta muito de bola de gude e de andar de bicicleta.
M. dorme no quarto da tia, enquanto as outras crianças dormem no quarto do marido dela. O tio do garoto apenas cuida das crianças. A tia é vendedorade bolsas em uma loja.
Segundo relato da tia de M., ele é um “avião”, agitado, “tem alguns costumes de moleque de rua”. “Ele deve se sentir livre quando sai de casa... ele se transforma, é outra pessoa... ele deve ter dupla personalidade, normal ele não é... os meus não são assim, nunca foram”.

2) Avaliação Psicológica :
A) Quais os instrumentos utilizados?
Indicadores da Hora do JogoDiagnóstica;
Questionario complementar escolar;


B) Descreva a hora do jogo diagnostica, sua organização e os indicadores
Para Woscoboinik et al. (1981), a Hora do Jogo Diagnóstica constitui um recurso ou instrumento técnico que o psicólogo utiliza dentro do processo de psicodiagnóstico, com a finalidade de reconhecer a realidade da criança que foi trazida á conduta. Ele aponta que a Hora doJogo Diagnóstica deve ter começo, desenvolvimento e fim em si mesma, sendo que a mesma opera como uma unidade, e deve ser interpretada como tal.
A hora do Jogo Diagnóstica de M. ocorreu em duas sessões. Numa sala de desenvolvimento humano de instituição das pesquisadoras estavam os seguintes brinquedos: materiais estruturados relacionados á escola (lápis de cor, giz de cera, tesoura, papel...
tracking img