Caso clinico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI-CIESPI
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ENFERMAGEM BASICA II




ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE
PORTADOR DE LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO(LES):
um estudo de caso.

TERESINA-PI
2012
ANTÔNIA CELIA
FRANCISCA VANDA
JEANNY PADILHA
PERLA GLAUCE

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE
PORTADOR DE LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO(LES):
um estudo decaso.

Trabalho apresentado à disciplina Prática de Enfermagem da Faculdade Aliança como pré-requisito avaliativo da prática, sob a orientação do Professor Esp. Erisonval Saraiva da Silva. .

TERESINA-PI
2012
SUMÁRIO

1. HISTÓRICO DE ENFERMAGEM04
2. PRESCRIÇÃO MÉDICA 06 3. FARMACOLOGIA 07
4. EXAMES E RESULTADOS 10 5. PLANO ASSISTÊNCIAL11
6. PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM 12
7. PLANO DE ALTA 14 8. CONCLUSÃO16
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17


1 - HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
1.1 - IDENTIFICAÇÃO
C.V.C, Feminina, parda, 23/06/1985, 26 anos, brasileira, natural e residente em Jacobina doPiaui-Pi, solteira, estudante, Católica, Hospital Getúlio Vargas, Clínica Médica, enfermaria 309, leito 01.
1.2 – INTRODUÇÃO
O Lúpus é uma das muitas desordens do sistema imunológica conhecidas como doenças auto-imunes. O sistema imunológico nestas doenças se vira contra partes do corpo que ele deveria proteger. Com isso ocasiona inflamação e dano a vários tecidos do corpo. O Lúpus pode afetarvárias partes do corpo, incluindo articulações, pele, rins, coração, pulmões, vasos sanguíneos e cérebro. Há vários tipos de lúpus. O lúpus eritematoso sistêmico é a forma da doença, que a maioria se refere quando fala de lúpus. A palavra sistêmico significa que a doença pode afetar muitas partes do corpo (LESSA, 2007).
A cada pessoa com lúpus eritematoso sistêmico tem sintomaslevemente diferentes, que podem variar desde leves a severos, e podem aparecer e desaparecer com o tempo. Porém, alguns dos sintomas mais comuns de lúpus incluem artrite, febre sem explicação, e fadiga extrema. Uma das características sao ferida vermelha na pele que aparecer pelo nariz e bochecha. As feridas também podem aparecer na face, orelhas, braços, ombros, peito e mãos. Uma vez que muitas pessoascom lúpus são sensíveis à luz solar, as feridas na pele geralmente aparecem primeiramente ou pioram depois da exposição ao sol (BRUNNER E SUNDDARH, 2000).
O diagnóstico do lúpus pode ser difícil. Pode-se levar meses, ou até anos, para que os médicos reúnam os sintomas para diagnosticar essa doença complexa com precisão. Um histórico médico preciso é crucial para o diagnóstico. Essasinformações, juntamente com exame físico e resultados de testes laboratoriais, ajudam o médico a determinar se a pessoa tem lúpus eritematoso sistêmico. Nenhum teste sozinho pode determinar se a pessoa tem lúpus, mas vários testes laboratoriais podem ajudar no diagnóstico. O médico também pode pedir biópsia da pele ou rins caso esses sistemas estejam afetados (MARRA, 1989).


1.3 - ESTUDO DE...
tracking img