Eletroterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRIAT, ELETROLIFTING E PLATAFORMA VIBRATÓRIA

INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo esclarecer o uso da corrente contínua e microcorrente contínua através do aparelho STRIAT, com suas funções e efeitos no uso na iontoforese, desencruste e eletrolifting, visando o conhecimento do resultado com embasamento.
Falaremos também do da corrente contínua nouso do aparelho Plataforma Vibratória, com seus inúmeros benefícios tanto na estética, quanto em outras áreas de atuação.
Sabemos que nosso trabalho é apenas um vislumbre sobre este sistema tão complexo que é a eletroterapia, mas temos a certeza de que mostra, de forma clara, os alguns poucos aspectos relacionados a este tema. É só um grão de areia na praia...
Esperamos comeste, cooperar com nossos colegas acadêmicos no sentido de ter um material simples, porém lúcido, que possa estar à mão para futuras consultas.























STRIAT

É um eletro estimulador de simples operação, tornando-se essencial para a prática clínica em estética. É um equipamento de corrente contínua (galvânica em miliampéres) e microcorrente contínua (galvânica em microampéres).


Corrente Galvânica
É uma corrente do tipo contínua onde a intensidade de corrente é constante em valor e em sentido, ou seja, os elétrons caminham num só sentido do pólo negativo para o positivo sem variar a sua intensidade. São utilizados dois eletrodos, um positivo (vermelho) outro negativo (preto), havendo necessidade deambos estarem em contato com o cliente fechando o circuito.
O STRIAT possui intensidade de corrente galvânica até 20 mA
Com a corrente galvânica são realizadas as seguintes técnicas facial ou corporal:
• Iontoforese

• Desencruste

Para tal é utilizado a I= 1-6 mA e T= 1-15’
O uso da corrente galvânica na estética proporciona alguns efeitos:Fisiológicos:
-Produção de calor (efeito Joule)
-Eletrólise (dissociação dos componentes químicos)

Terapêuticos
-Iontoforese (introdução de ativos na pele com recurso eletroterápico)

IONTOFORESE
Iontoforese ou ionização, também denominada de transferência iônica, é a penetração de substâncias no organismo, por meio de uma corrente galvânica, que é a que melhor possibilita a migraçãoiônica da substância eletrolítica a ser aplicada pela sua emissão constante e unidirecional do fluxo elétrico.
Quando dois eletrodos metálicos, conectados a uma fonte de corrente contínua, são interpostos a um segmento corpóreo, em contato com uma solução eletrolítica, ocorre a eletrólise possibilitando a transferência de íons para o interior dos tecidos (migrando de acordo com a cargaelétrica), utilizando-se para tanto, das propriedades polares da corrente galvânica. A base do sucesso da transferência iônica está na Lei de Du Fay onde diz que "cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinal contrário se atraem ", sendo, portanto, a seleção da polaridade iônica correta, e a realização desta com a polaridade semelhante do eletrodo para administração é da maiorimportância, ou seja, na solução eletrolítica e no eletrodo devem constar a mesma polaridade. Em outro local (contrário ao que está sendo tratado), deve-se colocar um eletrodo passivo placa para fechar este circuito (o que ajuda na penetração do ativo). A iontoforese associa os efeitos polares da corrente galvânica aos efeitos inerentes ao ativo utilizado, sendo bastante efetivo para diversosprotocolos na área de estética para revitalização corporal e facial.
Indicações: tratamentos de celulite, gordura localizada, rugas, nutrição cutânea, umectação e flacidez superficial.




DESENCRUSTE
É uma técnica que utiliza a corrente galvânica para facilitar a retirada do excesso de secreção sebácea da superfície da pele. Geralmente é utilizado um...
tracking img