Caso cirque du soleil - administracao de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso “Cirque du Soleil – Administração de RH

























Administração – 2012.2
TB23

[pic]



-Sumário Executivo
Este relatório é referente à identificação e à análise de problemas do Estudo de Caso “Cirque Du Soleil”. Por meio disto, o objetivo foi a elaboração de metas plausíveis para a melhoria da organização.
A partir doestudo, foi possível identificar algumas oportunidades que podem ser significativas para o futuro do circo, além de recursos e capitações capazes de proporcionar vantagem competitiva.
O desenvolvimento das etapas para realização deste relatório se deu da seguinte forma:
1. Identificação de problemas( o grupo fez uma leitura cuidadosa do caso acompanhada de debate;
2.Análise de problemas( foram escolhidos 10 problemas inicialmente. Com esses 10, 5 foram selecionados como mais importantes para que fosse feito uma matriz de priorização. Por fim, o grupo fez a Árvore de Problemas e a Árvore de Objetivos para o problema de maior importância.
3. Elaboração de metas( Criou-se 2 “meios dos meios” para a elaboração de um plano de metas para a solução do problema daetapa anterior (a partir da árvore de objetivos).
4. Modelo VRIO( identificou-se as principais capacitações e recursos-chave da Cia e analisou-se seus impactos em relação à vantagem competitiva ou não.




Diante do exposto podemos concluir que tais estudos ajudam a compreender melhor toda a organização. Ou seja, entender seu processo, problemas, oportunidades, e com isso,explorar todo o seu potencial para obter retornos acima da média e vantagem comepetitiva.








[pic]


Introdução

O grupo começou por fazer uma leitura aprofundada sobre o case do“Cirque Du Soleil”, vindo posteriormente discutir os possíveis problemas que eram causados pela administração do circo, seus colaboradores e adversidades externas tais como concorrência e outrosfatores.

Foi feito um brainstorming entre os integrantes para conseguir o maior número de problemas identificados que poderiam vir a comprometer a funcionalidade da empresa, em seguida foram agrupadas as dez melhores para uma melhor análise.

Depois de realizada a identificação dos maiores questionamentos e a chegada de um consenso entre os participantes do trabalho, foram feitas novas seleções doscinco maiores problemas dentre os dez anteriormente identificados. Com isso foi discutido as prioridades de resolução desses problemas. Foi feito o usufruto da matriz GUT e mais outro fator correlacionado a dificuldade de implementação, para facilitar a compreensão do que se passava de grave dentro do circo.

Essas informações ajudaram a formar as opiniões e mais ainda na tomada de decisões.Fazendo com que fosse possível eleger os problemas que possuem a maior urgência dentro do “Cirque Du Soleil”. Podendo assim focar nas soluções para que o circo continue sendo o que é, e possa vir a expandir seu mercado, seja atendendo novos países ou atuar em outros segmentos da nova economia.

Junto com os problemas, identificamos também as oportunidades que o mercado global oferece ao circo,tais como conjunturas econômicas locais e globais. Aproveitando-se do cenário atual para expandir o seu raio de atuação entre os consumidores.

Com base nos dados acima montados foi feita uma estratégia das decisões que podem vir a ajudar os resultados contábeis e a imagem do circo mundo afora. O grupo teve um olhar analítico para avaliar os principais percalços e oportunidades para o “Cirque DuSoleil”.



-Identificação dos problemas (Brainstorming)

A princípio, o case apresentado, pode ser caracterizado como de sucesso, porém identificamos alguns problemas que impedem que o circo seja ainda melhor.
Dentre tais problemas, fizemos a seguinte lista:
-baixa diversificação do negócio;
-ingressos caros (circo para ricos);
-quantidade relativa de...
tracking img