Analise swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resiliencia



INTRODUÇÃO................................................................................ PG 02
CONCEITO......................................................................................PG 03
O QUE É RESILIÊNCIA .....................................................................PG 04
A ORGANIZAÇÃO RESILIÊNTE........................................................PG 05
ESTUDO DE CASE – CIRQUE DE SOLEIL............................................PG 08
O PROFISSIONAL RESILIÊNTE..........................................................PG 10
ESTUDO DE CASE – FILME – A PROCURA DA FELICIDADE................PG 12
COMPLEMENTO – ENTEVISTA COM RICARDO PIOVAM..... ............PG 13
CONCLUSÃO.................................................................................PG 18
BIBLIOGRAFIA...............................................................................PG 19



Numa era marcada profundamente por mudanças rápidas e contínuas, ambientes corporativos envoltos de pressões, ameaças e incertezas na conjuntura econômica e social se tornaram comuns. Metas e objetivos operacionais são perseguidos como forma de competição nos mercados globaisconjuntamente com o cumprimento de ciclos cada vez menores. Sendo assim, recursos sobre-humanos são necessários para o enfrentamento das diversas situações de turbulências por que passam as organizações.
A competitividade do mercado, a constante falta de tempo e a estafante jornada de trabalho tem levado muitos gestores e colaboradores a um nível altíssimo de superação de seus limites. Essescontinuarão a trabalhar sob uma pressão muito forte para que possam atingir os resultados traçados. E o que se espera é que consigam suportar bem esta pressão, sem que sofram danos físicos ou psíquicos, pois as mudanças são cada vez mais freqüentes no cenário organizacional. Em virtude de muitas empresas não estarem adaptadas as crescentes transformações na conjuntura econômica e social da era daincerteza, seus colaboradores e líderes têm apresentado diversas disfunções tais como: decisões mal tomadas, constantes conflitos com parceiros de trabalho, irritação momentânea interrompendo com execução de tarefas, muito explosivo, esgotamentos físicos ou psicológicos.
Muitas empresas estão utilizando incentivos para que as pessoas se mantenham firmes, flexíveis e integradas durante os processos deembate. Nos ambientes organizacionais tem-se incentivado que as pessoas desenvolvam um equilíbrio adequado de suas emoções para se posicionarem com eficiência na conjuntura marcada por transições contínuas.



O termo resiliência provém do latim, do verbo resilire, que significa “voltar para trás” ou “voltar ao estado natural”. Historicamente, a noção de resiliência foi primeiramente utilizadapela Física e pela Engenharia, que entendia que a palavra significava “propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica”.
Os experimentos que proporcionaram a descoberta do construto resiliência foram realizados a partir da aplicação de determinada pressão sobre uma mola, visando determinar sua deformaçãoelástica; quando cessava a pressão, o material voltava à sua condição original. Mas, quando o termo foi adotado pelas ciências humanas, principalmente pela psicologia definiu-se como a capacidade do indivíduo lidar com problemas superando obstáculos e, atualmente, pela administração, a característica de resiliênte não termina quando volta-se ao normal. Para essa ciência é necessário ir além. Trata-se deuma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto de tomada de decisão entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.
Quando procuram no dicionário, encontram a definição que diz que resiliência é o poder de recuperação, a capacidade de suportar pressão. Com isso, elas entendem que precisam ser passivas. Mas resiliência não é isso





A resiliência é capacidade de um...
tracking img