Case hp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] |Faculdade Pitágoras UberlândiaMG

Curso Tecnólogo Superior em Recursos Humanos


Disciplina: Gestão Estratégica de Recursos Humanos


| |




Introdução à Administração Estratégica


de Recursos Humanos








Os Novos Papéis da Gestão de Pessoas


Com todas as transformações do mundo todo, a área de RH está passando por profundas mudanças. Nos últimostempos a área passou por uma forte transição.
Na verdade, os papéis assumidos pelos profissionais de RH são múltiplos. Eles devem desempenhar papéis operacionais e ao mesmo tempo estratégicos. Precisam ser polícia e parceiros simultaneamente. Em outros termos, para que a área de RH possa adicionar valor à organização, ela precisa desempenhar papéis cada vez mais múltiplos e complexos.Para criar valor e obter resultados, a área de RH deve focalizar não apenas as atividades ou o trabalho a ser feito, mas as metas e resultados para, a partir daí, estabelecer os papéis e atividades dos parceiros da organização. De acordo com este enfoque, os quatro papéis principais de RH são:
1. Administração de estratégias de recursos humanos: como RH pode ajudar a impulsionar a estratégiaorganizacional.
2. Administração da infra-estrutura da empresa: como RH pode oferecer uma base de serviços à organização para ajudá-la a ser eficiente e eficaz.
3. Administração da contribuição dos funcionários: como RH pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários, transformando-os em agentes empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização.Administração da transformação e da mudança: como RH pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora.





Conceito


Entende-se como administração estratégica de recursos humanos (AERH) a gestão que privilegia como objetivo fundamental, através de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem.Posição orgânica


Diversamente da gestão de RH tático operacional, a AERH não se posiciona em linha no organograma da empresa, mas sim, em staff.
Esse posicionamento evidencia tipicamente o que entendemos como sendo a real função da administração de RH, qual seja, a de assessorar e prestar subsídio cognitivo à cúpula da empresa (diretor-presidente e demais diretores) em questõesrelacionadas a: qualidade dos talentos que compõem a organização; desenvolvimento individual e organizacional; políticas de manutenção do RH; produtividade; qualidade total, entre outros.


















Assim posicionada, a AERH não mais está representada por equipes técnicas que respondem cada uma, pela execução de determinado serviço, como é a ARH tático-operacional,mas entendida como órgão consultor formado por apenas um profissional (consultor sênior), talvez com alguns consultores assistentes, dependendo do formato orgânico da empresa.





Diferença de papéis


É clara a diferença que a proposta da AERH apresenta: enquanto a ARH tático-operacional, em linha, fundamentalmente tem atuado, até o momento, como prestadora de serviços e, portanto,geradora de despesas, a AERH tem como objetivo participar e assessorar na formação das macro diretrizes da empresa, de modo a alterar o perfil dos resultados e, portanto, dos lucros da empresa agregando valor através do capital humano existente na organização.
Esse é um marco muito importante na administração de RH, considerando-se historicamente os seus resultados e a sua imagem peranteo empresariado, os empregados e os seus pares. Como ARH tático-operacional poucos foram os avanços realmente importantes que se conseguiram. Dos poucos que se tem registro, a maioria reflete apenas avanços no campo tático, ainda dentro de um sistema decisório muito limitado e que, no fim da linha, não chegam a representar um grau de importância para os acionistas da empresa.
Depois do...
tracking img