Case gillete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Quais as condições atuais de cada um dos negócios da Gillete?
Lâminas e aparelhos de barbear - o seguimento mais rentável da empresa deve dar maiores alegrias à empresa, além de ter a maior faturamento e o maior lucro, os produtos estão inseridos em um mercado crescente(devido ao crescimento da expectativa de vida mundial e também da participação em mercados asiáticos), além de, mostrarque os produtos lançados recentemente são responsáveis por boa parte dos resultados crescentes do segmento.
Toalete e Cosméticos - é um segmento que tem apresentado crescimento respeitável ano após ano dentro da Gilette, impulsionado pela linha Gel, que é um “lançamento”, e isso faz um diferencial que foi bem aproveitado pela empresa e absorvido pelos consumidores. Além da característica dainovação que a linha apresenta, e da participação ascendente em mercados emergentes, a linha de cosméticos tem um crescimento mundial em um nível muito acelerado, dado esse que pode ser aproveitado pela empresa.
Produtos de papelaria – é um mercado bastante concorrido, a empresa conseguiu bons resultados nos últimos anos apresentados, a distribuição dos produtos é fator fundamental para continuidade decrescimento, e a inovação, inclusive dentro das linhas existentes, porque linhas como Liquid Paper, Parker e Paper Mate tem um reconhecimento mundial, são marcas consolidadas, isso é um fator muito positivo para inovações e lançamentos dentro dessas linhas.
Produtos Braun – segmento importante para a empresa, com muitos produtos com liderança mundial, o design diferenciado, aliado a qualidade dosprodutos, a constante inovação e principalmente a entrada em novos mercados deve manter a linha como muito lucrativa para a Gillete.
Produtos Oral B – Apesar de apresentar o menor faturamento entre todas as linhas, é um segmento promissor, tanto pela entrada em novos mercados, fabricação em locais com custos competitivos(Vietnã), além da parceria com profissionais da área Odontológica, que temna Oral B um conceito de segurança. É outro segmento muito promissor, a ressalva é que existem grandes “players” no mercado.
Produtos Duracell – A “menina dos olhos” da Gillete, é uma marca consolidada, líder mundial, com um faturamento expressivo, com uma perspectiva de distribuição muito grande, e com a realidade de substituição de atuais por novas , além da facilidade de acesso e tendência deuso de eletrônicos, que necessitam, necessariamente, de produtos da linha em que a Duracell opera.

2- Eles estão se movendo na direção correta?
É uma análise difícil de se fazer, na teoria, sim, porque investem em pesquisas, lançamentos, expandem as linhas, tem tecnologia de ponta, buscam alternativas de redução de custos de produção(caso Vietnã), e além disso estão entrando em novosmercados(Asiáticos por exemplo), além disso, as aquisições normalmente são feitas depois de um bom estudo de mercado/viabilidade/perspectiva de crescimento, nesse sentido, a Gillete(agora P&G) parece consolidar-se ainda mais nos mercados que atua.

3 – Você indicaria novos produtos que pudessem ser acrescentados ou quais os velhos produtos que devem ser eliminados dos portifólios da empresa? Quaissão eles e por quê?
É um posicionamento muito delicado, não há embasamento para se fazer uma análise nesse sentido, para a eliminação de um produto, uma marca, uma empresa deve fazer inúmeros levantamentos, ter dados históricos, exemplo, na minha opinião , a lâmina de barbear descartável é um produto no fim do ciclo, mas a informação é de que tem vendas sólidas em alguns mercados. Sem consistênciaalguma em minha argumentação, mas aparentemente a marca White Rain talvez pudesse ser melhor avaliada, talvez pudesse ser tirada de linha, mas mesmo assim, é uma análise muito fria,
Quanto a novos produtos, realmente não vejo indicação de minha parte que possa ser uma “novidade”, mas certamente os departamentos de cada segmento trabalham muito nesse sentido.

4 – Identifique as variáveis...
tracking img