Case caramuru

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPO CARAMURU: EMPREENDEDORISMO NO AGRONEGÓCIO

Case elaborado pelo Prof. Ivan Pinto, com base nas informações cedidas pela empresa e pesquisadas em publicações. A pesquisa e a redação dos capítulos sobre agronegócio foram preparadas por Rosilene Marcelino.

Destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma.Direitos reservados ESPM/EXAME.

www.espm.br centraldecases@espm.br (11) 5085­4625

*Resumo

Este estudo de caso aborda a formação, expansão e profissionalização administrativa do Grupo Caramuru, o maior processador de grãos de capital nacional. É um caso clássico de empreende­ dorismo de sucesso, mas com os ingredientes, ainda não tão generalizados quanto deveriam ser nos negócios originalmentede família, da profissionalização da gestão, cada vez mais essencial nos mercados acirradamente competitivos de hoje. E engrandecido por ações de responsabilidade social efetiva, numa sociedade crescentemente consciente da importância da cidadania de cada pessoa, física e jurídica.
PALAVRAS-CHAVE: Grupo Caramuru; empreeendedorismo; responsabilidade social.

*Abstract

This case studydescribes the origins, expansion and professionalism administraton from Grupo Caramuru, the largest grain processor with national capital. That’s a classic case about successful entrepreneurship, however with certain features, that are not as generalized as they should be in originally family business, in terms of professionalism in management, what is more and essential in today’s competitive markets.This study presents the company’s actions towards effective social responsibility, in a society even more conscious about the importance of both individual and legal citizenship.
KEYWORDS: Grupo Caramuru; entrepreneurship; social responsibility

* Ana Lúcia Moura Novais

www.espm.br/publicações 

Estrutura do Case

1. Introdução 2. Prólogo: empreendedorismo e gestão 3. O que é o GrupoCaramuru 4. O contexto: o agronegócio 5. Caramuru: o difícil início 6. Inovação, oportunidade, espírito empreendedor e crescimento 7. A importância da soja 8. Empreendedorismo e profissionalização 9. A questão da logística 10. A gestão financeira 11. Expansão 12. Sinhá: os produtos de consumo 13. Em linha com os novos tempos: responsabilidade social 14. Evolução e modernização 15. Desafios para ofuturo 16. Questões para discussão 17. Bibliografia e fontes

www.espm.br/publicações 

1. Introdução
Este estudo de caso aborda a formação, expansão e profissionalização administrativa do Grupo Caramuru, o maior processador de grãos de capital nacional. É um caso clássico de empreendedorismo de sucesso, mas com os ingredientes, ainda não tão generaliza­ dos quanto deveriam ser nos negóciosoriginalmente de família, da profissionalização da gestão, cada vez mais essencial nos mercados acirradamente compe­ titivos de hoje. E engrandecido por ações de respon­ sabilidade social efetiva, numa sociedade crescen­ temente consciente da importância da cidadania de cada pessoa, física e jurídica.

dá vantagem competitiva a um negócio num cenário que a democratização da tecnologia e a quedadas fronteiras protecionistas torna, dia a dia, mais com­ petitivo. Mas, mesmo os mais reputados acadêmicos e os autores de compêndios sobre empreendedorismo e gestão, além de nem sempre concordarem com os traços de personalidade e as habilidades que distin­ guem um bom administrador e, estes, de um em­ preendedor, não conseguem penetrar no âmago da intrigante questão que é o que faz de alguém umempreendedor de sucesso. No fundo, no fundo, pode ser coisa que não se aprenda. Embora as ações dos empreendedores sejam valiosas como um espelho no qual possamos nos mirar para tentar reproduzi­las e

2. Prólogo: empreendedorismo e gestão
O que faz alguém iniciar um empreendimento a partir do zero – freqüentemente sem capital, comumente sem o preparo acadêmico dos gestores profissionais,...
tracking img