Cascavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DO VENENO DA CASCAVEL




Sumário



1. Introdução 3

2. Objetivo 4

3. Justificativa 4

4. Cascavel 4

4.1. O veneno da Cascavel 4

4.2 A crotamina atrasou o desenvolvimento do tumor e até inibiu seu crescimento 6

4.3. Resultados empolgam cientistas 7

5. Conclusão 8

Referências Bibliográficas 9Introdução



Toxinas de origem natural têm fascinado o homem há muito tempo, devido aos seus importantes efeitos farmacológicos sistêmicos e neuroquímicos. As toxinas têm sido utilizadas academicamente como ferramentas para elucidar mecanismos fisiológicos, como os clássicos experimentosde Claude Bernard em 1850, com as tubocurarinas, alcalóides presentes no curare, utilizado nas pontas de flechas por índios sul americanos (Palma et al., 2001).
Rajczuk (2004) ressalta que desde então as toxinas de origem animal têm contribuído muito na compreensão, do crescimento celular, da migração celular, da contração muscular, da atividade nervosa e do controle da pressão arterial,entre tantos outros mecanismos vitais. Ressalta-se, também, que esses estudos possibilitaram a melhor compreensão da biologia dos tumores, das patologias nervosas e musculares e das causas das doenças cardiovasculares. Assim, as toxinas são reconhecidamente instrumentos de grande utilidade para a investigação fisiopatológica porque interagem especificamente com receptores e enzimas vitais.Palma et al. (2001) salientaram a importância do aproveitamento de compostos moldados pela natureza durante os milhões de anos de evolução, visto que este "laboratório" decididamente já testou incontáveis possibilidades para cada caso, e nos apresenta um verdadeiro tesouro pronto para ser explorado. A geração de processos tecnológicos e conhecimentos científicos (bio prospecção) evoluíramconsideravelmente nos últimos anos graças aos estudos envolvendo a enorme diversidade química das toxinas, levando ao desenvolvimento de tecnologias de purificação e caracterização estrutural de seus compostos, análise farmacológica, objetivando, além da compreensão dos mecanismos biológicos envolvidos, também a busca de novas moléculas visando a produção de medicamentos.










ObjetivoReconhecer através de estudos realizados por pesquisadores os benefícios que o veneno da cascavel pode ter na medicina atual para curar doenças.



Justificativa

Esta sendo do abordado o tema o veneno da cascavel por este possuir um grande campo de pesquisa para a medicina onde se podem obter soros e medicamentos que combatam doenças e por já ter sido estudado porvários pesquisadores.



Cascavel

Crotalus durissus (cascavel) é altamente comum em vegetações secas e abertas de Cerrado, Caatinga e Chaco (Colli, 2002, Campbell e Lamar, 1989 apud Bastos, 2005). Por este motivo não são encontradas nas florestas, como também nas matas úmidas a leste da Serra do Mar. Bastos refere-se ainda a Reinert (1992) o qual aponta esta espécie compotencial a ocupar ambientes florestais, embora não freqüentemente. Na Amazônia, apesar de não serem encontradas nas florestas, existem em lugares mais secos e elevados, tais como Santarém, Serra do Cachimbo e alguns cerrados (Barraviera, 1999b). Mas parece ser o ambiente de Cerrado o mais propício ao desenvolvimento das cascavéis. Pesquisa realizada por Sawaya (2003), mesmo num pequeno fragmento debioma de cerrado no Estado de São Paulo apresentou Crotalus durissus como à espécie mais encontrada, 13,1% do total de espécies coletadas. Diz Tozetti (2006) que as cascavéis são encontradas ativas em todos os meses do ano e ocupando as várias fisionomias que apresenta o bioma de cerrado, campo limpo campo cerrado, áreas ripárias (alagados e matas de galerias) e um número elevado ocupando áreas...
tracking img