Report macroeconomics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Felipe Neugebauer Canhavate
Casos Econômicos 3 – aula 2

Deve haver um código de ética para Economistas?
Problema Proposto: Após a Crise Financeira de 2008 e o lançamento do filme “Inside Job”, odebate sobre a necessidade da existência de um código de conduta para Economistas vem ganhando espaço. O filme retratou de que forma as decisões tomadas por policymakers e as publicações produzidaspor acadêmicos podiam refletir vieses de interesses pessoais. Segundo o filme, este conflito de interesse foi a principal razão pela qual a Economia norte-americana (e de certa forma, mundial) culminouna crise financeira de 2008.
Um ponto em comum entre todos os autores é de que o viés de interesses em pesquisas/policies existe. Entretanto, os autores diferem em relação às origens deste conflitoe, sobretudo, em relação ao modo de tratá-lo, à importância de um código de conduta, aos benefícios do livre-mercado de idéias e à relevâncias das iniciativas próprias na resolução destes conflitos.1. Kotlikoff, L.
* Ponto de Vista: Além de mudanças de comportamento, um código é preciso.
* Argumento Central: Um código já escrito já existe e funciona para a maioria dos economistas.Ainda assim, um escrito pode ser necessário.
* Evidência Empírica ou Modelo Teórico: A falta de ética existe e está relacionada à desonestidade consigo mesmo.
* Implicações para a escolha depolítica: Ao ir a público, à comunidade científica ou ao governo, Economistas devem dispor informações sobre seus (conflitos de) interesses e trabalhos.
2. Saint-Paul, G.
* Ponto de Vista: Aspesquisas possuem um viés “natural”.
* Argumento Central: Os motivos de pesquisas envolvem interesses, o que não as torna factualmente comprometidas com o viés e o erro.
* Evidência Empírica ouModelo Teórico: Como a pesquisa econômica é incerta, é fácil de ser utilizada por policymakers ou outros a fim de atender aos seus próprios interesses.
* Implicações para a escolha de política:...
tracking img