Curativoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Feridas cutâneas: a escolha do curativo adequado
Skin wounds: adequate dressing choice
Diogo FrancoI; Luiz Fernando GonçalvesII
IMestre e Doutor em Cirurgia Plástica pela UFRJ; Professor Adjunto do Serviço de Cirurgia Plástica do HUCFF – UFRJ; TCBC
IIMestre em Cirurgia Plástica pela UFRJ; TCBC
Endereço para correspondência
________________________________________
ABSTRACT
Skin woundcare can be managed by different ways. Technological advances give us the chance to use a variety of products to meet the desired wound results, however wound care with large skin lesions takes time, patience and understanding to reach the right treatment. This text highlights current clinical practice to offer comprehensive wound management strategies.
Key words: Wounds and Injuries; Skin; WoundHealing; Bandages.
________________________________________
INTRODUÇÃO
Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas e sua escolha depende de fatores intrínsecos e extrínsecos. O tratamento das feridas cutâneas é dinâmico e depende, a cada momento, da evolução das fases de cicatrização. Atualmente são inúmeras as opções de curativos existentes no mercado. Os recursos financeirosdo paciente e/ou da unidade de saúde, a necessidade de continuidade da utilização do curativo, inclusive com visitas domiciliares, e a avaliação de benefícios e custos são alguns dos aspectos a serem considerados no momento da escolha do tipo de curativo, que devem ser adequados à natureza, à localização e ao tamanho da ferida. Embora haja uma grande variedade de curativos, um só tipo de curativonão preenche os requisitos para ser aplicado em todos os tipos de feridas cutâneas.
Para incisões cirúrgicas, a oclusão deverá ser por 24 a 48 horas mantendo o curativo seco.
Nas feridas abertas, a antiga controvérsia entre curativo seco e curativo úmido deu lugar a uma proposta atual de oclusão e manutenção do meio úmido.
A cicatrização através do meio úmido tem as seguintes vantagens quandocomparadas ao meio seco1-7: prevenir a desidratação do tecido que leva à morte celular; acelerar a angiogênese; estimular a epitelização e a formação do tecido de granulação; facilitar a remoção de tecido necrótico e fibrina; servir como barreira protetora contra microorganismo; promover a diminuição da dor; evitar a perda excessiva de líquidos; e evitar traumas na troca do curativo.
CURATIVOSCOM POMADAS OU ÓLEOS – têm como exemplos comumente utilizados os seguintes curativos1,2,5,8,9.
Curativo com Sulfadiazina de Prata
Composição: sulfadiazina de prata a 1% hidrofílica.
Mecanismo de ação: o íon prata causa a precipitação de proteínas e age diretamente na membrana citoplasmática da célula bacteriana, exercendo ação bactericida imediata, e ação bacteriostática residual, pelaliberação de pequenas quantidades de prata iônica.
Indicação: feridas causadas por queimaduras ou que necessitem ação antibacteriana.
Contra indicação: hipersensibilidade a sulfas.
Modo de usar: remover o excesso de pomada e tecido desvitalizado. Lavar a ferida e aplicar o creme, assepticamente, em toda extensão da lesão (5 mm de espessura). Colocar gaze de contato úmida. Cobrir com curativo estéril.Periodicidade de troca: no máximo a cada 12 horas ou quando a cobertura secundária estiver saturada. No momento da troca a pomada pode apresentar aspecto purulento devido a sua oxidação sem, contudo apresentar infecção real.
Exemplo comercial: Dermazine®; Pratazine®
Curativo com Pomada Enzimática – Colagenase
Composição: colagenase clostridiopeptidase A e enzimas proteolíticas.
Mecanismode ação: age degradando o colágeno nativo da ferida.
Indicação: feridas com tecido desvitalizado.
Contra indicação: feridas com cicatrização por primeira intenção.
Modo de usar: aplicar a pomada sobre a área a ser tratada. Colocar gaze de contato úmida. Cobrir com gaze de cobertura seca e fixar.
Periodicidade de troca: a cada 24 horas.
Exemplo comercial: Iruxol®; Kollagenase®;...
tracking img