Curativoa

1625 palavras 7 páginas
Feridas cutâneas: a escolha do curativo adequado
Skin wounds: adequate dressing choice
Diogo FrancoI; Luiz Fernando GonçalvesII
IMestre e Doutor em Cirurgia Plástica pela UFRJ; Professor Adjunto do Serviço de Cirurgia Plástica do HUCFF – UFRJ; TCBC
IIMestre em Cirurgia Plástica pela UFRJ; TCBC
Endereço para correspondência
________________________________________
ABSTRACT
Skin wound care can be managed by different ways. Technological advances give us the chance to use a variety of products to meet the desired wound results, however wound care with large skin lesions takes time, patience and understanding to reach the right treatment. This text highlights current clinical practice to offer comprehensive wound management strategies.
Key words: Wounds and Injuries; Skin; Wound Healing; Bandages.
________________________________________
INTRODUÇÃO
Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas e sua escolha depende de fatores intrínsecos e extrínsecos. O tratamento das feridas cutâneas é dinâmico e depende, a cada momento, da evolução das fases de cicatrização. Atualmente são inúmeras as opções de curativos existentes no mercado. Os recursos financeiros do paciente e/ou da unidade de saúde, a necessidade de continuidade da utilização do curativo, inclusive com visitas domiciliares, e a avaliação de benefícios e custos são alguns dos aspectos a serem considerados no momento da escolha do tipo de curativo, que devem ser adequados à natureza, à localização e ao tamanho da ferida. Embora haja uma grande variedade de curativos, um só tipo de curativo não preenche os requisitos para ser aplicado em todos os tipos de feridas cutâneas.
Para incisões cirúrgicas, a oclusão deverá ser por 24 a 48 horas mantendo o curativo seco.
Nas feridas abertas, a antiga controvérsia entre curativo seco e curativo úmido deu lugar a uma proposta atual de oclusão e manutenção do meio úmido.
A cicatrização através do meio úmido tem as seguintes vantagens quando

Relacionados