Casa grande

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Revolução de 1930 E A Era Vargas
Trincheiras da Constitucionalista de 1932
O cenário brasileiro se encontrava muito abalado nas primeiras décadas da republica, graças a quebra da bolsa de valores de NY (Crise de 1929 nos EUA e diversas bolsas no mundo todo). Essa revolução, que pôs fim ao domínio das oligarquias na cena política brasileira, contou com alguns fatores internos e externos queexplicam esse movimento.
Externamente, podemos destacar a crise do sistema capitalista, onde especuladores financeiros provocaram o crash da bolsa de NY. A modernização das economias nacionais só seria possível, como imaginavam na época, com grande intervenção estatal, com a implementação de um parque industrial capaz de sustentador de sua própria economia e ser autônomo.
Os governosoligárquicos preferiam manter a economia girando em torno da agroexportação, fazendo com que a economia brasileira sofresse diversos altos e baixos nas primeiras décadas do século XX. Resumindo, nossa economia só ia bem quando as grandes potencias industriais consumiam os nossos recursos. As oligarquias brasileiras pagaram um alto preço por refrear a modernização da nossa economia. De um lado estavam ascamadas sócias que sofriam diretamente o impacto dessas medidas, pois o governo não atendia com políticas sociais efetivas essas classes emergentes (militares, classe media, operários) e por outro, estava a falta de homogeneidade dentro das próprias oligarquias com relação a economia, dado um cenário tão oscilante.
Fatos que marcaram o processo da Revolução de 30
A crise das oligarquias foi umfator determinante para a eclosão da revolução. O preseidente paulista Washington Luis, ao não apoiar o candidato mineiro para sua sucessão e sim, um conterrâneo paulista, pos fim a política do café com leite, onde SP e MG se revezavam no poder (SP = café e MG = Leite). Ao apoiar Julio Prestes, Washington Luis provocou uma grande insatisfação em alguma oligarquias dissidentes (MG, RS e PB). Essasoligarquias fundaram a Aliança Liberal, capitaneada pelo gaucho Getulio Dorneles Vargas, que entre outras coisas prometiam a instauração do voto secreto, medidas reformistas e também a modernização da industria nacional.
Nas eleições, o presidente escolhido foi o paulista Julio Prestes, com base em fraudes e no voto de cabresto. A aliança liberal iniciou uma movimento de repudio ao resultado daseleições, mas o fato que fez eclodir o conflito foi o assassinato de João Pessoa, na Paraíba, provocado por crises pessoais e locais dentro do próprio esrtado.
No dia 3 de Outubro de 1930, iniciou-se um movimento político-militar, preparado durante dois meses pelos dissidentes e pelos tenentes derrotados na ultima eleição. Esse movimento pôs fim a primeira republica. Esse movimento ficou conhecidocomo a revolução de 1930, como foi divulgado pelos participantes e simpatizantes da época.
A revolta armada eclodiu simultaneamente em MG, no RS liderada por Vargas e na Paraíba liderada por Joaquim Távora. Em menos de um mês, apenas SP, RJ, PA E BA ainda permaneciam sob o domínio do governo federal.
Diante dos acontecimentos, os militares depuseram Washington Luis do poder no RJ, formando umnovo governo, denominado Junta Pacificador e composto por Tasso Fragoso, Mena Barreto e Isaías de Noronha.
Os revoltosos e a força política de Vargas obrigaram a junta a lhe repassar o poder em 3 de novembro de 1930. Tinha início, assim, um novo momento na história republicana brasileira, denominado pelas pessoas da época como República Nova, em oposição à República Velha dos coronéis e doscafeicultores. Grande parte dos historiadores convencionaram, porém, chamar o novo período de Era Vargas.
Revolta dos 18 do Forte, em Copacabana. Exemplo de uma revolta do Tenentismo em 5 de julho de 1922.
Era Vargas (1930-1945)
A revolução de 1930 pôs fim ao domínio da oligarquia cafeeira e instalou uma coalizão de forças de diversos setores da sociedade no poder. Vargas recebeu o poder em...
tracking img