Casa grande e senzala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Casa-Grande & Senzala é um livro escrito pelo autor brasileiro Gilberto Freyre, e publicado em 01 de dezembro de 1933. Freyre destaca a importância da casa grande na formação sociocultural brasileira bem como a da senzala que complementaria a primeira. Alem disso casa grande e senzala vai da muita ênfase a questão da formação da sociedade brasileira, tendo em vista amiscigenação que ocorreu principalmente entre: Branco, os negros e os indígenas.
Na opinião de Freyre, a própria estrutura arquitetônica da Casa-Grande expressaria o modo de organização social e política que se instaurou no Brasil, qual seja o do patriarcalismo. Isto posto que tal estrutura fosse capaz de incorporar os vários elementos que comporiam a propriedade fundiária do Brasil colônia. Do mesmo modo, opatriarca da terra era tido como o dono de tudo que nela se encontrasse como escravos, parentes, filhos, esposa, etc. Este domínio se estabelece de maneira a incorporar tais elementos e não de excluí-los. Tal padrão se expressa na Casa-Grande que é capaz de abrigar desde escravos até os filhos do patriarca e suas respectivas famílias.
Na sua obra o autor tenta também desmistificar a noção de“determinação racial” na formação de um povo, visando dá maior importância àquelas culturais e ambientais. Com isso refuta a ideia de que no Brasil se teria uma raça inferior dada a miscigenação que aqui se estabeleceu. Antes, aponta para os elementos positivos que perpassam a formação cultural brasileira composta por tal miscigenação (notadamente entre portugueses, índios e negros).

CONTEXTOHISTÓRICO
A obra produzida em 1933, momento em que o Brasil discutia a inclusão do negro na sociedade, passava por muitas revoltas e protestos contra o racismo. O lançamento desse livro trouxe-nos a revelação do surgimento da nossa cultura e a importância que teve o negro na formação da nossa sociedade cultural. Gilberto Freire teve um papel muito fundamental nesse capitulo da nossa sociedade, poisrevolucionou a historiografia, ao invés de se guiar por fatos cronológicos livro aborda o cotidiano histórico, os relatos orais, documentos pessoais, manuscritos privados e públicos. Neste livro o trabalho utilizado de conhecimentos em antropologia e sociologia como forma de interpreta os fatos de estudo. Neste período o Brasil ainda desconhecia sua cultura e a formação dela, assim causando um grandeimpacto para os brasileiros, e ajudando os Historiadores e pesquisadores a entender melhor todo esse processo.
Casa-Grande & Senzala tem como carne as origens da sociedade brasileira vista através do cotidiano na casa senhorial no Brasil colônia. A casa-grande é utilizada como uma metáfora do Brasil colonial, cuja sociedade teve arcabouço na atividade econômica, a monocultura açucareira: neleresultando uma sociedade patriarcal, agraria, escravista e mestiça.
A formação social brasileira girou em torno da casa-grande, onde lá germinou muitos aspectos da cultura brasileira. Gilberto Freyre explica através da cultura representa as condições da terra, convivendo em equilíbrio assimétrico entre o negro e o branco e o senhor, pois eles viviam juntos dentro da casa, como serviçosdomésticos.
Em casa grande & senzala na nova terra e descrita como um obstáculo a civilização, enfrentado pelo colonizador português em busca de enriquecimento rápido e prestigio. As famílias que se assentaram no Brasil fundaram espaços públicos e consolidou seu poder, criando redes de relações e influência, o Estado aparece como um coadjuvante por trás destas famílias, que se denominam a “nobreza daterra”.
Movida pelo comercio e pela exploração da terra, surgiu a necessidade de permanência. A partir de 1532 incentiva pela Coroa, surgiu uma sociedade fundamentada na exploração e estabelecida em uma unidade de produção, a casa-grande, seu núcleo de dinâmica social e política.
O livro cita 5 aspectos principais da época patriarcal: a base da exploração latifundiário, técnica...
tracking img