Casa grande e senzala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
V -CRÍTICA ACERCA DA OBRA CASA GRANDE & SENZALA
A partir dos anos 80, quando se iniciou as reflexões frente a cidadania, ocorreram diversas críticas acerca da obra de Freyre, por de motivo de nãoperceber as reais condições sociais vivenciadas pelos negros, a distância social entre Casa-Grande e Senzala, ao invés, de aproximação, de equilíbrio ou reciprocidade, havia um acentuado conflito, oumelhor, lutas de classes; a ausência de liberdade por parte dos escravos; e ainda na contemporaneidade a ausência de cidadania, bem como, o acentuado preconceito social. Enfim, por amenizar a realcondição, enquanto coisa ou objeto, do negro, e romantizar tais vivências.
O pensamento de Gilberto Freyre foi discutido por pesquisadores de diversas áreas das ciências humanas e sociais. Muitos destesestudiosos reconheceram a importância de suas proposições para a compreensão do Brasil, outros destacaram suas deficiências, distorções e limitações. Apesar das divergências, os críticos e entusiastasda obra de Freyre concordam que a obra Casa-Grande & Senzala representa uma importante renovação para a pesquisa social brasileira.
Acadêmicos marxistas ligados à USP, como Florestan Fernandes, CaioPrado Jr., Fernando Henrique Cardoso, Octavio Ianni e Antonio Candido, começam uma crítica sistemática às idéias de Freyre. Nas palavras de Gabriel Cohn, em oposição à visão patriarcal, "de cima", maisculturalista e antropológica, de Freyre, propõem uma perspectiva plebéia, "de baixo", mais sociológica e econômica. À leitura de Freyre, focada na singularidade cultural e racial do Brasil, FlorestanFernandes contrapõe uma leitura que enfatiza a participação do país nas grandes correntes históricas ligadas à expansão do capitalismo mundial. Ainda segundo Cohn, apesar da rivalidade entre elas,essas visões seriam mais complementares do que propriamente excludentes.
Entretanto, para debater ou refutar Freyre, primeiro era necessário defini-lo e enquadrá-lo, uma tarefa dificílima em se...
tracking img