Cartografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cartografia Renascentista

Antecedentes:

        A Biblioteca Nacional possui uma documentação histórica, que remonta à cartografia da Antiguidade Clássica, contida em obras impressas a partir do século XV. Dentre estas merecem destaque: a Geografia de Estrabão (58-25 a.C.), editada em 1494, 1539, 1557, 1571, 1587, e 1707; Bellum Catilinae de Salustio (ca.86-ca34 a.C.); editada em 1491,1518, 1519, 1531; Pharsalia de Lucano (ca.39-65), editada em 1479, 1486, 1492, 1519, 1542, 1560, 1578; a Geografia de Ptolomeu (século II), redescoberta no Renascimento, que será abordada nesse período; Historiarum adversum paganos de Paulus Orosius (fl.385-417) editada em 1542 e 1561; os Commentarii in Somnium Scipionis de Ambrósio Teodosio Macróbio (ca.395-436), editada em 1492, 1501, 1515, 1519,1524 e 1535.
        A cartografia do período romano deu ênfase à representação dos itinerários de estradas e caminhos, mas são poucos e fragmentados os registros que escaparam da destruição. Um dos poucos de que se tem conhecimento é a cópia no séc. XIII, de um original do século VI, denominada Tabula itineraria Peutigeriana. Conforme algumas fontes, o mapa teria sido elaborado no século I,copiado ca. 250 e recebido alguns acréscimos entre os séculos IV e VI. A Biblioteca Nacional possui a edição fac-similar de 1824, com o prefácio assinado por Fridericus Thiersch.
        Na Idade Média foi dominante a influência exercida pela Igreja romana cristã, principalmente do século IV ao XV, período em que a cartografia terrestre desenvolveu-se, de início, como suplemento ilustrativo de textoslitúrgicos, de livros sagrados e trabalhos de cunho histórico-geográfico. A representação mais utilizada foi do mundo em mapas-múndi circulares, incluídos em inúmeras obras medievais que foram reescritas diversas vezes pela Igreja Católica. Além dessa representação algumas obras incluíam rotas que levariam à terra santa. O mapa circular é dividido em três partes conciliadas na tripartição cristã,com a idéia bíblica da divisão do Mundo pelos três filhos de Noé (Gênesis). A Ásia ocupa a metade superior do espaço figurado (Sem, primogênito), a Europa (Jafet, terceiro filho) abrange a metade inferior, à esquerda, e a África (Cam, o segundo filho) a outra metade inferior, à direita. O modo como o mundo é disposto forma um T, à direita , constituído pelos rio Nilo e à esquerda pelo Don, nosentido horizontal e no meio pelo Mar Mediterrâneo, no sentido vertical. O Oriente está situado na parte superior, de onde vem a palavra orientação
        Aos poucos a cartografia foi deixando de ser mero complemento ilustrativo de livros, passando a ser produzida de forma independente, com o aparecimento dos primeiros espécimes avulsos, alguns de grandes dimensões. Entre eles se destacam osmapas-múndi conhecidos como Ebstorf, Hereford e o de fra Mauro Existe na Biblioteca uma reprodução deste último, que faz parte da obra Il mappamondo di Fra Mauro, Camaldolese de autoria de Placido Zurla, publicada em 1806.
        No final do século XIII e durante o século XIV, surgem as cartas-portulanos.  Estas eram destinadas às navegações no Mar Mediterrâneo e ao longo das costas ocidentais daEuropa. A Biblioteca Nacional não possui as originais.
Abaixo seguem figuras de representações cartográficas da antiguidade.

       
Renascimento:

        O Renascimento, além de reviver a antiga cultura greco-romana, foi um período marcado por muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. Assim sendo, a ciênciacartográfica também sofre grande influência.
        Os conhecimentos cartográficos se transformaram em instrumentos vitais de conhecimento e controle dos Estados, ainda em formação, e das rotas comerciais. No século XV, o espírito mercantil das navegações tomou o lugar da religiosidade medieval.
        A partir do século XVI, enquanto o desenvolvimento cientifico possibilitava técnicas cada...
tracking img