Cartografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cartografia – Engenharia Ambiental:

O conhecimento cartográfico, entendido no sentido de utilização prática, leitura e interpretação, e, sobretudo o de construção de mapas, é indispensável para conhecer o espaço geográfico. A visão sintética e reduzida do território, proporcionada pela visão de cima, redução de escala e linguagem gráfica convencional, é tão importante que os mapas acabamfascinando todos aqueles que dominam esse conhecimento.

A Cartografia é, portanto, um instrumento de percepção visual rico em detalhes que mostra o entrelace das relações espaciais de forma harmoniosa e contundente. A Engenharia Ambiental, por sua vez, tem por tarefa descrever, analisar e produzir os acontecimentos que ocorrem na superfície. Para exercer estas funções, o Engenheiro Ambiental precisarecorrer a representações da superfície em suas atividades. Entendendo a construção e a interpretação de mapas como atividades de comunicação, e que os mesmos possuem textos com códigos próprios cujas mensagens devem ser lidas e interpretadas. Assim, o presente trabalho busca avaliar a importância da Cartografia como uma didática perceptiva no ensino da Engenharia Ambiental, agregada a outrasinformações.

Sabe-se que um aprendizado errôneo ou até mesmo deficitário da Cartografia nas escolas, gera “frutos problemáticos” a exemplo de alguns alunos que chegam às universidades em cursos de Geografia, por exemplo, e não sabem fazer uma interpretação básica e correta de um mapa cartográfico.

Desde o advento da informática no âmbito das ciências em geral, da Cartografia Digital, doGeoprocessamento e do Sensoriamento Remoto, o domínio dos microcomputadores e dos softwares utilizados no processamento de dados espaciais, se tornaram fundamentais para o desenvolvimento da ciência cartográfica.

O Mapa – Um Produto Cartográfico
Conforme o Instituto Geográfico Nacional de Madrid (2002), o mapa é definido como sendo um documento que transmite informações codificadas em forma desímbolos gráficos.
Estes símbolos são pontos, linhas e superfícies que estão definidos, tanto por sua localização no espaço com respeito a um sistema de coordenadas, como por alguns de seus atributos espaciais (nomes, classificações, cores). Antes mesmo da invenção da escrita, a Cartografia já era conhecida. O ser humano se tem questionado, desde a Antigüidade sobre sua origem e seu destino: de ondeviemos, para onde vamos e onde estamos.

Foi o principal elemento usado pela humanidade na organização das ocupações dos espaços territoriais. Hoje está presente no cotidiano da sociedade, apresentando soluções para problemas urbanos, segurança, saúde pública, turismo, meio ambiente, navegação, entre outros.
A Cartografia é um misto de arte, ciência e tecnologia, responsável pela elaboração dosmapas onde são assentadas as informações geográficas, ambientais e/ou sócio-econômicas, bases sobre as quais podem ser tomadas decisões e planejadas soluções para os diversos problemas. A Cartografia constrói seu produto conforme as necessidades exigidas e o entrega, por exemplo, na forma de mapas. O documento cartográfico é um instrumento capaz de representar em escala, com grau de exatidãorequerido, informações geográficas quantitativas e temáticas, componentes necessárias ao planejamento.

Os mapas são representações gráficas do espaço, constituídos por três elementos básicos:





Escala, Projeção e Simbologia.

Resultam de um conhecimento acumulado de informações e técnicas desenvolvidas por uma sociedade. Estão presentes em atlas, revistas, jornais e noticiários detelevisão, gabinetes de políticos e empresários. São usados por urbanistas, economistas, engenheiros, militares e outros profissionais, sem esquecer dos turistas.

O desenho cartográfico trata de melhorar a expressividade das características gráficas dos elementos que compõem um mapa com o fim de otimizar o processo de visualização que transfere a informação do mapa a quem o consulta. O paradigma...
tracking img