Cartografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução 
Nós não percebemos, mas utilizamos as informações e conhecimentos produzidos pela cartografia no cotidiano. Ao consultarmos um guia de mapas de ruas, nas aulas de geografia da escola, no aparelho de GPS (Global Positioning System) do automóvel e em outras situações, estamos em contato com esta ciência que atua, principalmente, na elaboração e interpretação de mapas. Portanto, acartografia é uma ciência voltada para a elaboração de mapas, unindo conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.
História 
Podemos dizer que a cartografia surgiu na antiguidade, pois encontramos representações de mapas na Grécia Antiga, Império Romano, Mesopotâmia, entre outros povos da antiguidade. Evidentemente que os cartógrafos da época antiga não tinham muitos recursos para produziremmapas com precisão. Os mapas antigos eram repletos de imperfeições, principalmente, no que se refere à proporcionalidade. Mesmo assim, serviam de referência para viajantes e comerciantes da época, que necessitavam muito destas informações para planejarem suas viagens.
As sociedades sempre utilizaram registros para facilitar sua localização e o seu dia a dia.
Os indígenas norte-americanos desenhavamem peles de animais ou em cascas de árvores, identificando áreas de caça, pesca e pastagem.
Os nômades do Saara, como os Tuaregues gravavam nas rochas as rotas dos seus deslocamentos.
Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI), os cartógrafos foram extremamente importantes. Cada expedição levava um especialista em mapas, pois era importante que as embarcaçõesnão se perdessem nos vastos oceanos. Foi no século XVI que os primeiros mapas do continente americano e também do Brasil foram elaborados.
O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida de 7x8 cm, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. Representa um vale, presumidamente o rio Eufrates. 
OBS: A Cartografia sempre foi uma forma deexpressão da cultura e das crenças dos povos que dela se utilizam. Afinal, todo mapa revela uma determinada visão de mundo.
Aplicação da Cartografia
No Egito Antigo as técnicas cartográficas tinham finalidades práticas: registrar nos papiros os limites das terras inundadas periodicamente pelo rio Nilo.
Os gregos formam os maiores cartógrafos da Antiguidade. Entre os séculos VII e III a.C, os gregosbuscaram compreender os fenômenos naturais elaborando uma cosmografia (descrição do mundo), influenciada pela filosofia.
No Império Romano, as cartas foram fundamentais para organizar os deslocamentos dos exércitos, calcular as distâncias e facilitar as viagens entre as regiões e manter o controle sobre elas.
Na Idade Média, as concepções religiosas fundamentaram grande parte da cartografiaproduzida na Europa cristã. Os planisférios elaborados são uma visão simbólica que mistura conhecimentos geográficos, crenças religiosas e monstros míticos. Os mais famosos conhecidos como cartas T-O. O mundo habitado (Terra habitabilis), a divisão entre os três continentes conhecidos, Europa, Ásia e África, o "T" representa a cruz é o símbolo da Santíssima Trindade, o "O" evoca a harmonia de um mundofechado.

Os egípcios também os usavam como ferramenta administrativa, para cobrar impostos e demarcar a terra.
Cartografia na atualidade 
Atualmente, os cartógrafos contam com informações gráficas enviadas por satélites. Estes dados chegam com total precisão, cabendo ao cartógrafo interpretá-los e organizá-los de forma científica. Computadores avançados são utilizados nestas operações,oferecendo resultados de grande importância.
Os mapas cartográficos auxiliam na agricultura, previsão do tempo, construção de rodovias, aviação, planejamento ambiental e em vários sistemas de orientação que usamos no dia-a-dia. Esta ciência também é muito importante para o estudo de diversas áreas da Geografia.
-------------------------------------------------
Hoje em dia os Satélites dão outra...
tracking img