Cartografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: A CARTOGRAFIA
A cartografia é a ciência de representar através de gráficos e mapas uma área geográfica em uma superfície plana. “O conhecimento da cartografia é fundamental para entender e interpretar mapas, sendo indispensável para trabalhar e conhecer o espaço geográfico e nele se movimentar”.

A CARTOGRAFIA: INTERESSE MUITO ANTIGO

Há muito tempoocorreram as primeiras tentativas de representar o que é chamado hoje de espaço geográfico. Diferentes povos procuravam expressar uma idéia chamada de Universo das mais variadas formas:



A região da Mesopotâmia corresponde hoje ao Iraque.
Confira o mapa a seguir:



Os gregos foram os primeiros a introduzir as primeiras noções de matemática e cosmografias nas representações da Terra. Seusprincipais representantes foram Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) e Hecateu de Mileto (século VI a.C.).
Durante a Idade Média (Século V ao XV), os ensinamentos dos gregos ficaram no esquecimento, e a Igreja católica adaptou os conhecimentos geográficos aos ensinamentos bíblicos.


AS GRANDES NAVEGAÇÕES: E O MUNDO CRESCEU...

A partir do século XV, tem início o período das GrandesNavegações, que foi marcado pela expansão dos países da Europa, motivados pelo desenvolvimento do comércio com as Índias.
Algumas invenções contribuíram para o desenvolvimento dessas viagens, como a bússola, o astrolábio, as caravelas. Os novos conhecimentos trouxeram grandes progressos também para a cartografia.
Os primeiros mapas desse período eram elaborados de acordo com as necessidades da navegaçãomarítima e pelos navegadores, que descreviam os pormenores da costa marítima por onde passavam: por isso apresentavam mais detalhes costeiros, deixando em segundo plano a representação do interior dos continentes. Esses mapas eram chamados de Portulanos.



SÉCULOS XVI-XIX: A CARTOGRAFIA DO PODER

Os cartógrafos desse período não eram mais navegadores e exploradores, mas astrônomos ematemáticos, entre os quais se destacavam os alemães e os flamengos, como Mercator (1512 – 1594), autor da projeção cartográfica que leva seu nome e da qual falaremos nesse capítulo.
Esses profissionais prestavam serviço ao Estado, elaborando mapas tanto para a administração como para a estratégia de guerra.

SÉCULOS XX – XXI: A CARTOGRAFIA E A TECNOLOGIA

A ciência cartográfica passou por umaverdadeira revolução na segunda metade do século XX. Modernas técnicas, como fotografias aéreas ou de satélite, sensoriamento remoto, uso de GPS para a elaboração de mapas, informatização de dados geográficos com várias finalidades marcam a cartografia do século XXI.
As cartas e os mapas temáticos que surgiram no século XX são fundamentais para e representação do espaço geográfico atual. A necessidade dolevantamento de dados geográficos para diversos fins (construção de estradas, de usinas, avaliação de pequenas empresas) fez surgir empresas especializadas na prestação desses serviços.
Os mapas deixam de ser apenas instrumentos para estrategistas, turistas, ou recursos para aulas de geográfica e se tronam ferramenta básica para inúmeros outros profissionais, ajudando a definir as relaçõespolíticas, sócias e econômicas entre os povos.

CARTOGRAFIA: ARTE E CIÊNCIA

“Cartografia é a arte e a ciência de expressar graficamente, por meio de mapas e cartas, o conhecimento humano da superfície da terra”.


FOTOGRAMETRIA

Fotogrametria é a técnica de elaborar cartas com base em imagens obtidas por fotografia aérea e com a utilização de aparelhos e métodos estereoscópicos, que permitem arepresentação de objetos em um plano e sua visão em três dimensões.
Os tipos de fotografias aéreas mais usadas são os mosaicos cartográficos, montagens de fotografias aéreas, e as ortofotocartas, imagens com escala precisa, em que podem estar representadas curvas de nível, ruas, limites, etc.

TECNOLOGIA DE SENSORIAMENTO REMOTO

As técnicas de sensoriamento remoto caracterizam-se pela...
tracking img