Cartografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe Departamento de Geodésia – IG/UFRGS

TIPOS E HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA
Texto Original: http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/tecnologia/714-tipos-e-historia-dacartografia.html Tradução e ampliação: Abril/2009 Iran Carlos Stalliviere Corrêa, Curador do Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe. Departamento de Geodésia - Instituto deGeociências-UFRGS,Porto Alegre-Brasil. http://www.ufrgs.br/museudetopografia/ - iran.correa@ufrgs.br

A manutenção da rota de um avião ou navio, a análise e definição de estratégias militares de ataque e defesa, a localização de jazidas e possíveis vias de acesso, ou a simples orientação rodoviária numa viagem de turismo, todas essas atividades exigem mapas específicos com diferentes objetivos e usuários.É este o campo da cartografia. Dá-se o nome de cartografia à ciência de preparar cartas, mapas e planos para os mais variados fins, com diversos níveis de complexidade e informação, baseados em elementos científicos, técnicos e artísticos de extremo apuro, tendo por base os resultados da observação direta ou da análise de documentos. As ciências mais afins à cartografia são a geografia e ageodésia. Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas murais e os atlas. Para tal, são utilizados diversos sistemas de projeção, estabelecidos matematicamente.

*Mapa-Múndi*

As cartas diferem dos mapas pela representação gráfica em grande escala, enquanto que os planos são cartas querepresentam áreas relativamente pequenas, o que permite desprezar a curvatura e adotar escala constante.

*Carta Topográfica*

*Planta Cadastral*

Escala é a relação estabelecida entre a representação do fenômeno no mapa e sua verdadeira dimensão. A escala 1:1.000.000 significa que cada medida linear do espaço real está reduzida, no mapa, à milionésima parte (1km=1mm). O plano, que representa áreasmenores, geralmente trabalha com a escala 1:500 ou 1:50.000. O principal problema da cartografia é a projeção da superfície curva da Terra sobre uma superfície plana, o que necessariamente provoca alterações nos ângulos e linhas definidos pelas coordenadas geográficas. Divisões da cartografia - Três são as divisões básicas da cartografia: (1) cartografia topográfica, topo-cartografia ou cartografiaoriginal; (2) cartografia geográfica ou geo-cartografia; (3) cartografia temática ou cartografia aplicada.

Cartografia topográfica - Vinculada à geodésia, a cartografia topográfica dedica-se à transformação direta das medidas e fotografias, obtidas pelos levantamentos de campo, em desenho manual ou pelos levantamentos fotográficos. É quase exclusivamente praticada em instituiçõesgovernamentais que se dedicam à execução da carta de um país. Trabalho permanente, de contínuo aperfeiçoamento e pormenorização, passou a ser indispensável à tomada de decisões da administração pública e à defesa do território nacional. Com o emprego de escalas pequenas, produzem-se mapas detalhados, matematicamente corretos e que servem de base para outros menos detalhados.

*Carta Topográfica*

O uso deimagens estereoscópicas nos levantamentos aerofotogramétricos simplificou o desenho cartográfico, tornando-o de mais rápida execução e menos dependente do esforço individual. A aerofotogrametria constitui um método de medida e representação do terreno por meio da fotografia aérea, que é uma perspectiva cônica do terreno. As deformações ópticas desse tipo de foto são corrigidas no momento dafotografia ou em laboratório. Por si só, no entanto, a aerofotogrametria não reduziu os levantamentos de campo, e ainda necessita de apoio terrestre, planimétrico e altimétrico. A carta topográfica é, em regra, constituída por numerosas folhas topográficas conexas. São muito utilizadas em atividades profissionais de alto nível ligadas à engenharia, à navegação, à estratégia e à logística militar...
tracking img