Cartilha de ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Esta cartilha tem por objetivo apresentar algumas informações acerca da função de Operador de Roçadeira. Sem considerarmos possível esgotar o assunto, a proposta é apresentar os aspectos que, dentro da ergonomia, são intervenientes na execução das atividades da referida função e, por isso, merecem a atenção e o empenho para a proposição de soluções.
A roçadeira agrícola é oequipamento usado para carpir de modo mais eficiente e confortável que a carpina manual ou a carpina química que, devido aos agrotóxicos, pode contaminar o trabalhador. Contudo oferece riscos ao trabalhador da ordem da ergonomia da atividade. Primeiro que é um trabalho que envolve levantamento de peso, a postura tem que ser mantida e o trabalho, em uma jornada de oito horas como costumeiramente acontece érepetitiva e monótona.
Dentre os riscos mais sérios estão a suscetibilidade a lesões de tendões, as famosas tenossinovites, popularmente conhecidas como tendinites. Sendo necessário o trabalhador se manter sempre atento aos sintomas, pois quanto mais precoce seu diagnóstico melhor será a perspectiva de recuperação.
Buscaremos apresentar os riscos ergonômicos, bem como os meios ou as formas deprevenir as doenças decorrentes dessas condições quando inadequadas. Além disso, apresentar os EPIs e os EPCs para a proteção do Operador de Roçadeira.

Ergonomia: História
A ergonomia, ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada aoentendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Esta é a definição adotada pela Associação Internacional de Ergonomia (International Ergonomics Association - IEA) em 2000.

A ergonomia atua para tornar otrabalho compatível com os colaboradores.

Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

HISTÓRIA
O médico italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em sua publicação de1700 "De Morbis Artificum" (Doenças ocupacionais).
Ramazzini foi discriminado por seus colegas médicos por visitar os locais de trabalho de seus pacientes a fim de identificar as causas de seus problemas. O termo ergonomia, derivado das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (lei natural) entraram para o léxico moderno quando Wojciech Jastrzębowski o usou em um artigo em 1857.
No século XIX,Frederick Winslow Taylor lançou seu livro "Administração Científica", com uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas. Mediante aumento e redução do tamanho e peso de uma pá de carvão, até que a melhor relação fosse alcançada, Taylor triplicou a quantidade de carvão que os trabalhadores podiam carregar num dia.
No início dos anos 1900, Frank Bunker Gilbreth esua esposa Lilian expandiram os métodos de Taylor para desenvolver "Estudos de Tempos e Movimentos" o que ajudou a melhorar a eficiência, eliminando passos e ações desnecessárias. Ao aplicar tal abordagem, Gilbreth reduziu o número de movimentos no assentamento de tijolos de 18 para 4,5 permitindo que os operários aumentassem a taxa de 120 para 350 tijolos por horas.
A Segunda Guerra Mundial marcouo advento de máquinas e armas sofisticadas, criando demandas cognitivas jamais vistas antes por operadores de máquinas, em termos de tomada de decisão, atenção, análise situacional e coordenação entre mãos e olhos.
Foi observado que aeronaves em perfeito estado de funcionamento, conduzidas pelos melhores pilotos, ainda caíam. Em 1943, Alphonse Chapanis, um tenente no exército norte-americano,...
tracking img