Cartilha ergonomia controlador de voo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução3
Descritivo da função4
Atividades típicas as de trabalho6
Formação8
Profissão9
Complexidade10
Quais características desejáveis para ser controlador de voo11
Qual formação necessária12
Áreas de atuação e especialidades13
Mercado de trabalho14
Noticias14
Definição e historia da ergonomia19
LER/DORT25
O que é LER/DORT?25
Diagnostico de LER/DORT27
Comoadoecem os trabalhadores28
Fatores de risco29
Sintomas31
Causas33
Tratamento36
Prevenção37
Risco da função41
Stress ocupacional41
Prevenção44
EPI e EPC45
Projeto ergonômico45
Formulário de analise ergonômica do trabalho45
Metodologia para o desenvolvimento do levantamento ergonômico55
Analise qualitativa de trabalho57
Ginástica laboral63
Conclusão68
Referencias bibliográficas68Integrantes do grupo69

INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é inserir uma gama de informações ao controlador de voo onde possa averiguar os problemas deste colaborador.
A cartilha abrange vários riscos porem a ênfase é na ergonomia, e um dos maiores problemas deste colaborador é o stress ocupacional.
O trabalho revelara as possíveis melhorias com o intuito de adequar o posto de trabalho a sicom segurança e qualidade de vida.
Boa leitura!

DESCRITIVO DA FUNÇÃO

20 de Outubro, Dia Internacional do controlador de tráfego Aéreo
“Para você realizar seu sonho de voar, alguém precisa manter os pés no chão"... Você certamente já ouviu alguém reclamando que seu voo está atrasado devido o fluxo de aeronaves estar sendo restrito pelos controladores de voo. Mas, quantas vezes você ouviualguém, ao chegar à segurança no seu destino, dizer que os controladores lhe garantiram um voo tranquilo e seguro? Um tanto injusto, não? Certo é que não é necessária muita reflexão para se concluir que aqueles que são mundialmente conhecidos como ATCO, ou Air Traffic Controller, são essenciais para garantir a segurança, ordem e agilidade de cada uma de nossas viagens aéreas. Em 20 de outubro de1960, ocorreu o primeiro encontro mundial dos controladores de voo, o evento foi realizado na Grécia, e na mesma data foi criada a IFCTA, a associação internacional que representa a categoria. Por este motivo é que o Mundo comemora no dia 20 de Outubro o dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo.

O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro(SISCEAB) que faz a interface mais próxima a um acidente aeronáutico. Por isso seu trabalho é muito específico. Para que os voos sigam seguros existem vários controladores que cuidam das etapas dos voos, começando pelo controlador da torre (TWR) que gerencia as aeronaves em solo e nas proximidades do aeroporto, o controlador que atua no (APP), ele é responsável pela aproximação e saídas de aeronaves.E o Centro de controle de área (ACC), é responsável pelas aeronaves em rota nas aerovias, descida e subida para a altitude de cruzeiro. Nesse órgão os controladores podem chegar a controlas 15 aeronaves ao mesmo tempo. É devida tanta responsabilidade que esses profissionais merecem o reconhecimento. E foi no dia 17 de outubro ao dia 23 que aconteceu uma exposição no Aeroporto Internacional dosGuararapes para homenagear esses profissionais que assumem um cargo de tamanha responsabilidade, Na exposição poderíamos encontrar telas do radar (equipamento utilizados pelos controladores de voo) em tempo real das aeronaves voando no espaço aéreo brasileiro para demonstrar aos visitantes que sua segurança de voo, não depende apenas de um piloto e sim existe muita gente por trás para que o trajetosiga seguro, pois o lema do controlador de voo é separar, organizar e agilizar.

Atividades típicas de trabalho
Tarefas envolvem:
* Mantendo rádio e / ou contato por radar com aviões;
* Direção do movimento de aeronaves em rota ou em um aeroporto;
* Instruindo aeronave a subir ou descer e alocação de nível de cruzeiro final;
* Fornecimento de informações às aeronaves sobre as...
tracking img