Cartel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FGV ONLINE
THAÍS WOLF MENDES ROCHA

O PROBLEMA DOS CARTEIS
NA ECONOMIA BRASILEIRA

CURITIBA – PR
2012

FGV ONLINE
THAÍS WOLF MENDES ROCHA

O PROBLEMA DOS CARTEIS
NA ECONOMIA BRASILEIRATrabalho apresentado a FGV Online como pré-requisito para obtenção de nota na matéria de Economia online.

CURITIBA – PR
2012

INTRODUÇÃO

Cartel é um acordo explícito ou implícito entreconcorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, com o objetivo deeliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, causando prejuízo ao consumidor e a economia como um todo.

SETORES COM MAIORES INCIDENCIA DE CARTEIS

Existem diversostipos de cartel, dentre os principais noticiados estão:
Postos de combustível
Plano de saúde
Merenda escola
Construção civil

“Segundo Juliana Gonçalves correspondente do blog O melhor doLitoral Paraná, Depois de seis anos de investigações, o Ministério Público do Paraná descobriu a atuação de um cartel da merenda escolar em Londrina. A organização criminosa é alvo de investigações emvários estados brasileiros devido a um esquema de fraude de concorrências, superfaturamento de contratos e suborno de agentes públicos. No Paraná, o grupo teria agido também em Curitiba, Colombo, Castro,Paranaguá e Ponta Grossa”, essa informação foi publicada em 31/03/2012.

CONSEQUENCIAS DOS CARTEIS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA
Quando existe um acordo de Cartel as empresas que se negam participar doacordo são “eliminadas” do mercado. Lembrando que segundo a Lei 8.884, de 11 de junho de 1994 e a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, cartel é crime. Quando esse acordo é firmando entra empresa avárias consequências, principalmente ao consumidor que fica sem muitas opções de escolha, essa ação acaba limitando as inovações tecnológicas, impedem a entrada de novas empresas ou de outro...
tracking img