Carteis no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cartéis no Brasil

Entende-se por Cartel, a formação de um acordo, uma união, entre empresas diferentes que apresentam interesses comuns, sendo essa aliança considerada ilegal em muitos países etambém no Brasil. Essa união coordenada resulta em um monopólio de mercado a fim de possibilitar o controle da produção e das condições de venda para atender, ou ainda limitar uma demanda específica(FALCO, ASSIS, MUNCK. Viana Sapiens, v.1n, Out/2010).
A origem da formação de um cartel pode surgir do interesse comum entre diferentes empresas para controlar a determinação de preços e a fixação dasmargens de lucro sobre um determinado bem que oferecem em comum, pode ser estabelecida por diferentes produtores que atuam em um mesmo setor de mercado.
Os formadores de cartel tem o objetivo comumem se unir para determinar critérios e políticas de preços que as organizações coordenadas deverão cumprir mutuamente. Assim, quando é consolidada uma organização, cujos integrantes reconhecem ainterdependência que apresentam entre si, e se orientam para maximizar o lucro do cartel, configura-se um oligopólio. Para tanto, é necessário determinar, também, a repartição dos lucros entre os membrosdo cartel (FALCO, ASSIS, MUNCK. Viana Sapiens, v.1n, Out/2010).
Mesmo sendo ilegal, esse fenômeno é comum de acontecer em economias capitalistas, de modo que o motivo por sua proibição consiste noefeito de prejudicar a participação de outras empresas, concorrentes, que oferecem produtos ou serviços semelhantes, mas que não constituem a formação de um cartel.
No cenário mercadológico, épossível identificar setores que apresentam maior incidência de formação de cartéis, que hoje tem sido cada vez mais comum entre empresas (FALCO, ASSIS, MUNCK. Viana Sapiens, v.1n, Out/2010).
Os setoresenvolvidos em formações de carteis vão desde a produção de laranja ao setor de aviação. No entanto, um dos setores com maior numero de denúncias é o de combustíveis (CADE, 2007).
No Brasil, já foram...
tracking img