Acidentes de trabalho nr35

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Em 2010, a FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) promoveu, juntamente com o SEESP, o “1º Seminário Internacional de Trabalho em Altura”. Foi nesse encontro que surgiu a proposta de secriar uma NR (Norma Regulamentadora) específica para esse tipo de atividade que, no Brasil, ainda é o responsável por grande parte dos acidentes de trabalho, inclusive com vítimas fatais. Na seqüência,a FNE levou a reivindicação para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que aceitou, sem resistências, criar um grupo para elaboração da norma. O motivo maior da sua criação foi por conta donúmero excessivo de morte em quedas de altura. Do número total de acidente do trabalho 40% são de queda de altura. A partir dessa triste realidade foi solicitado ao Ministério do Trabalho a elaboração deuma norma específica, que aceitou a sugestão imediatamente. Na história das NRs a de altura é a que saiu mais rápido, em um ano aproximadamente. A pedido da própria presidente Dilma, um comprometimentodela no Rio Grande do Sul, por conta das usinas eólicas, que trabalha com altura.
Objetivo e Definição desta norma foi elaborada para proteger os trabalhadores dos riscos dos trabalhosrealizados em altura nos aspectos da prevenção dos riscos de queda. Conforme a complexidade e riscos destas tarefas o empregador deverá adotar medidas complementares inerentes a estas atividades. Porisso, esta norma foca na gestão da segurança e saúde dos trabalhos em altura de forma mais genérica e abrangente. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) donível inferior, onde haja risco de queda. As atividades com risco para os trabalhadores devem ser precedidas de análise prévia e o trabalhador deve ser informado sobre estes riscos e sobre as medidasde proteção implantadas pela empresa.
Destaca-se nessa Norma os aspectos psicológicos que são fundamentais. Porque a nossa mão de obra não é tão preparada, então as pessoas se arriscam muito. Os...
tracking img