Carta de ottawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Em novembro de 1986, foi realizada a primeira conferência de promoção da saúde em Ottawa, Canadá, neste movimento apresenta sua carta de intenções, que é uma resposta às crescentes expectativas de saúde e bem-estar para os países mais industrializados.
A Carta de Ottawa foi Baseada nos progressos da declaração de Alma Ata, Metas de Saúde para Todos da OMS e o Debate na assembléiamundial de Saúde. E foi considerado na época um novo movimento de Saúde Pública a nível Mundial.

CARTA DE OTTAWA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
1ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde
Ottawa, Canadá, 17-21 Novembro de 1986

Promoção da Saúde

A Promoção da Saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de amelhorar. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o indivíduo ou o grupo devem estar aptos a identificar e realizar as suas aspirações, a satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio.

Em conseqüência, a Promoção da Saúde não é uma responsabilidade exclusiva do sector da saúde, pois exige estilos de vida saudáveis para atingir o bem-estar.Pré-requisitos para a Saúde

As condições e recursos fundamentais para a saúde são:
* Paz,
* Abrigo,
* Educação,
* Alimentação,
* Recursos econômicos, ƒ
* Ecossistema estável,
* Recursos sustentáveis,
* Justiça social
* Equidade.
A melhoria da saúde decorre da garantia destas condições básicas.

Advogar

Advogar é a defesa da saúde, no qual, temos asaúde como o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida. Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer como prejudicar a saúde. As ações de promoção da saúde objetivam, através da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez maisfavoráveis.

Capacitar

A capacitação a promoção da saúde concentra-se na busca pela equidade em saúde.
Na busca pela equidade pretende-se reduzir os níveis de desigualdade na saúde das populações e igualar as oportunidades e recursos com vista em capacitá-los para completa realização do seu potencial em saúde.
Contudo para implementar essa este objetivo, torna-se necessário um meio favorável,com acesso a informações, estilo de vida e oportunidades que permitam opções saudáveis.
As populações devem controlar os fatores de riscos e este princípio deve se igualar a mulheres e homens.

Mediar

As condições básicas da saúde, seus pré-requisitos e suas expectativas não devem ser asseguradas somente ao setor saúde. Acima de tudo, a promoção da saúde exige uma demanda coordenada portodos os setores envolvidos e seus interventores: governos, sectores da saúde, social e econômico, organizações não governamentais e de voluntários, autarquias, empresas, comunicação social. Todas as populações de todos os níveis de família a individuo devem ser envolvidas.
Aos grupos profissionais, sociais e profissionais da saúde cabe a maior responsabilidade na discussão dos diferentes interessesda sociedade em dar prosseguimento a saúde.
Cada país, região deverão responsabilizar-se pelas estratégias e programação de promoção da saúde as necessidade locais, considerando os diferentes sistemas culturais, sociais e econômicos.

Intervir em prol a promoção da saúde significa: Construir Políticas Públicas Saudáveis

A promoção da saúde é muito maior que apenas cuidados com a saúde. Elacoloca a saúde na lista de prioridades dos políticos e dirigentes em todos os níveis e setores conscientizando-os para as conseqüências que suas decisões podem levar para a saúde e responsabilizando-os neste campo.
A política de promoção da saúde inclui a legislação, as medidas fiscais, os impostos e as mudanças organizacionais. É uma ação coordenada que aponta para a equidade em saúde. A...
tracking img